terça-feira, 24 de julho de 2018

Projeto de Cézar Bombeiro que prevê isenção de taxas a doadores de medula óssea espera sanção

 
Depois de ter sido aprovado pela Câmara Municipal de São Luís, o Projeto de Lei nº 086/2018, de autoria do vereador Cézar Bombeiro (PSD), que prevê a isenção de taxa de inscrição em concursos públicos para doadores de medula óssea, foi encaminhado para o prefeito sancionar a matéria e fazer sua regulamentação.
A atual situação é a de que o Poder Executivo tem o prazo para se manifestar sobre as propostas aprovadas e encaminhadas pelo plenário do Legislativo, podendo fazer a sanção ou não. Cabe ao prefeito se manifestar sobre as matérias recebidas, e caso não sancione, ou emita qualquer manifestação sobre as mesmas, elas terão de ser devolvidas para a Câmara Municipal a quem cabe a prerrogativa de promulgar o projeto com efeito de lei.
Cézar Bombeiro apresentou o projeto a partir de pesquisas da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, informando que a busca por um doador de medula óssea é muito difícil. A entidade fez o seu estudo sobre a compatibilidade para doadores, sendo que a de entre irmãos é de apenas 25%. Já a de alcançar a doação por pais, a probabilidade fica reduzida a 5%. E encontrar um doador compatível fora do laço familiar a chance estimada é de uma pessoa dentro de um grupo de cem mil.
QUEM É DOADOR
Explica Cézar Bombeiro que será considerado doador de medula óssea, o candidato que já tenha feito doação em órgãos oficiais ou entidades particulares credenciadas pelo município, hemocentros e bancos de sangue hospitalares. O doador deverá apresentar o comprovante de inscrição no REDOME (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea).
A iniciativa de Cézar Bombeiro em apresentar esse projeto vem alcançar um benefício de grande alcance social para as pessoas que precisam de doação de medula óssea, face a carência de doadores devido ao fator de compatibilidade. Ele também tem o caráter de contribuir para as pessoas que as vezes necessitam fazer inscrição em concursos públicos, e têm de enfrentar um grande problema referente a cobrança de taxas.
 
     

Penha participa de assinatura de OS para urbanização da Vila Gorete
O vereador Raimundo Penha (PDT) participou, neste último fim de semana, da assinatura da Ordem de Serviço, patrocinada pelo governo do estado, através da Agência Executiva Metropolitana, autorizando o início de mais uma etapa da urbanização da Vila Gorete, no bairro da Camboa, em São Luís.
O serviço, solicitado pelo parlamentar ano passado, quando o titular do órgão ainda era o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), dotará o canteiro central da localidade de ótima infraestrutura fazendo com que ele possa figurar como mais um espaço de lazer para a comunidade.
A obra integra o conjunto de ações no setor da urbanização que estão sendo executadas pelo governo através do Programa de Aceleração do Crescimento.
“Temos acompanhado esta importante obra e buscamos ajudar na interlocução das demandas da comunidade junto ao governo. Agradeço também o colega Pedro Lucas, que presidia a Agência quando começamos a discutir a recuperação deste espaço”, afirmou Raimundo Penha, que participou da assinatura da Ordem de Serviço acompanhado do atual presidente do órgão, Lívio Corrêa.
Para Michel Rabelo, morador da Vila Gorete, a revitalização do canteiro contribuirá, sobretudo, para oferecer mais segurança aos estudantes e moradores.
“Trata-se de um local de passagem, utilizado por jovens e crianças que todos os dias se deslocam para a escola. Além disso, irá transformar-se em uma boa opção de lazer”, disse.
Atendendo indicação apresentada por Raimundo Penha na Câmara Municipal, o governo, através da Secretaria de Estado das Cidades, construirá, em breve, uma escadaria ligando a Vila Gorete à Camboa.
Penha também continua trabalhando para que os moradores da localidade, assim como de outros bairros, como Liberdade, Fé em Deus, Alemanha e Vila Palmeira, por exemplo, sejam beneficiados com a regularização fundiária
 
Josué Pinheiro solicita ao prefeito recuperação asfática de avenida e rua no bairro do Tiribi
Por encontrarem-se em péssimo estado de trafegabilidade, a Avenida Principal e a Rua do Matadouro, localizadas no Bairro do Tibiri, estão necessitando urgentemente de serviços de recuperação asfáltica é providências nesse sentido que o vereador Josué Pinheiro (PSDB) está solicitando ao prefeito Edivaldo Holanda Junior.
Com a aprovação de um requerimento de sua autoria pelo plenário da Câmara Municipal de São Luís, o representante pedetista no parlamento ludovicense pede que seja encaminhado um ofício do Legislativo ao chefe do Executivo, no sentido de que seja determinado ao setor competente de sua administração providências para o atendimento do seu pleito, “pois trata-se de uma reivindicação daquela comunidade, que está enfrentando sérios transtornos, dificultando o dia a dia de suas vidas”, completa ele,
O parlamentar social democrata afirma que ‘as referidas vias encontram-se intrafegáveis, apresentando diversos buracos, impossibilitando o tráfego normal de veículos, cuja situação agrava-se durante o período chuvoso, pois o lamaçal se expande por toda área”.
Josué Pinheiro completa acrescentando que “a pavimentação asfáltica destas vias com siste em medida de suma importância para normalizar o percurso do transporte urbano e a circulação de demais veículos que adentram ao bairro, proporcionando melhoria da mobilidade urbana, bem estar e segurança da população”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário