terça-feira, 17 de julho de 2018

VLI inicia convênio com instituto referência em engenharia

 A VLI, empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, é a mais nova parceira da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPETEC/UFRJ). A entidade é referência em pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico no país. O convênio vai proporcionar o incremento de pesquisas nos corredores logísticos da empresa com suporte da COPPETEC e capacitação de profissionais da ferrovia.
Nos próximos 16 meses a VLI e a entidade terão um canal direto para a troca de conhecimento. A empresa financia os estudos e oferta trechos das Ferrovia Centro-Atlântica e tramo norte da Ferrovia Norte-Sul como campo de pesquisa. A entidade oferece know-how e a possibilidade de capacitação por meio de pós-graduações. “Trata-se de uma oportunidade diferenciada para fomentar a pesquisa no setor ferroviário. Junto do meio acadêmico temos condições de encontrar soluções, conectar teoria e prática em busca de inovação e das melhores práticas de operação e manutenção”, destaca Fábio Savoia, gerente de Engenharia.
Na prática
Um estudo de profissionais da empresa utilizando técnicas desenvolvidas em pesquisas já foi posto em prática no corredor Centro-Norte e tornou a execução de dois projetos mais rápida e ainda reduziu custos. Na pavimentação de aproximadamente 20 quilômetros de ferrovia, em São Luís (MA), a pesquisa permitiu uma economia de cerca de 27% na aquisição de componentes de superestrutura e redução de aproximadamente 30% em serviços de infraestrutura. “Com o convênio vamos replicar a pesquisa nos demais corredores da VLI. Formaremos um banco de dados com parâmetros próprios e isso vai contribuir para aumentarmos a confiabilidade e reduzirmos custos operacionais e de projetos”, aponta Savoia.
Outra estratégia que será subsidiada com a parceria é a troca da matriz de dormentes de madeira por dormentes de concreto. Tal prática, já iniciada, vai elevar os níveis de segurança e performance operacional da ferrovia.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário