quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Contemplados na “chamada pública de projetos” para Eficientização Energética


Conheça como funciona a Chamada de Projetos para Eficiência Energética e saiba quais foram os beneficiados do edital de 2017

A Chamada Pública de Projetos é o instrumento de seleção de projetos de Eficiência Energética e, acontece de acordo com os requisitos estabelecidos pela ANEEL. Por isso, a Companhia abre anualmente a Chamada Pública deProjetos. Ela tem como finalidade selecionar propostas de projetos de eficiência energética e uso racional de energia elétrica para integrar ao Programa de Eficiência Energética da Cemar, cumprindo o que diz a legislação federal.

A chamada pública de projetos da Cemar do ano passado,teve início no dia 20 de novembro. Nesta edição, o recurso disponibilizado foi de mais de 3 milhões de reais para investimento em programas e projetos que visam economia de energia.

O processo é conduzido por uma consultoria externa, sob supervisão e orientação da Cemar, visando a imparcialidade do processo. A empresa de consultoria é responsável pelo recebimento das propostas, organização de documentação e processamento dos dados para avaliação da comissão julgadora da Companhia.

Estes foram os contemplados pela Chamada Pública de Projetos e a contribuição da Cemar:

·         APAE/CEST

No dia 24 de maio aconteceu a inauguração oficial do novo sistema de iluminação na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/CEST, localizada na sede da Faculdade Santa Teresinha, em São Luís. Estima-se uma economia mensal de até 25% no consumo, cerca de 97,90 MWh/ano de economia. A Cemar ainda fez a doação de mais de 1.600 lâmpadas econômicas e 791 reatores. Após a inauguração, houve o treinamento de Eficiência Energética ao corpo técnico da Instituição.

·         UFMA, Campus Itaqui-Bacanga


Na manhã do dia 04 de junho foi entregue o projeto que beneficiou a UFMA, com a substituição de 1.666 lâmpadas tubulares incandescentes por lâmpadas tubulares de LED. Foi beneficiado o Centro Pedagógico Paulo Freire, que tem previsão de economia de 41,47MWh/ano

·         Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA)

No 05 de junho foi a vez do Tribunal de Justiça do Maranhão ser contemplado. Este teve a substituição de 1.168 lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED. O Tribunal de Justiça do Maranhão tem previsão de economia de 67,53MWh/ano.

·         ACM

No dia 25 de julho foi a vez da Associação Comercial do Maranhão ser beneficiada com a substituição de 120 lâmpadas incandescentes por lâmpadas tubulares de LED e 12 condicionadores de ar, contabilizando um investimento total de cerca de 125 mil reais. Espera-se uma economia de 41 MWh/ano.

·         MARISTA

No dia 08 de agosto foi entregue o projeto que beneficiou o Marista, com a substituição de 1500 lâmpadas incandescentes por lâmpadas tubulares de LED e 56 condicionadores de ar. Tudo isto contabiliza um investimento total de cerca de 445 mil reais. Espera-se uma economia de 191 MWh/ano.

·         Tribunal Regional do Trabalho (TRT)

No dia 03 de agosto aconteceu a assinatura do termo de cooperação técnica para a implantação do Projeto Eficiência Energética da Cemar, no Auditório Juiz Ari Rocha, pelo Diretor de Relações Institucionais da Cemar, José Jorge Leite e pela presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro. Estima-se que o projeto promoverá um desconto de 8 mil reais para a conta de energia do TRT e este recurso poderá ser investido em outras áreas do Tribunal.

Este termo de cooperação técnica garante à implantação do Projeto Eficiência Energética, que vai beneficiar o prédio-sede do tribunal e o Fórum Astolfo Serra, com a troca de todas as lâmpadas atuais por lâmpadas LED, sem custos para o tribunal e treinamento operacional da equipe do TRT. A previsão de conclusão do projeto é para dezembro deste ano.

Para o ano de 2018, a abertura da Chamada Pública está prevista para novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário