sábado, 4 de agosto de 2018

Cortejo em carro dos bombeiros marca a despedida de Damasceno em São Luís


Corpo do ex-secretário e ex-vereador foi sepultado sob forte comoção e homenagens.
O corpo do ex-vereador e advogado João Damasceno Corrêa Moreira (PSL), de 61 anos, foi sepultado na tarde desta sexta-feira (03), sob forte comoção, saudade e homenagens de familiares, amigos e admiradores. O caixão foi conduzido por quase meia hora pelas ruas do bairro da Liberdade e depois, sobre o carro de Corpo de Bombeiros, acompanhado por cadetes da corporação militar seguiu em cortejo percorrendo um trajeto de 15 km para ser sepultado no Cemitério Jardim da Paz, na Rodovia MA-201, Km 06 - Estrada de Ribamar, região do município de São José de Ribamar.

Muito emocionados, os familiares do advogado criminalista não seguraram as lágrimas quando o caixão desceu ao túmulo, sob forte comoção. Todos os presentes cravaram o adeus ao jurista com uma calorosa salva de palmas.  O corpo de Damasceno deixou o Palácio Pedro Neiva de Santana, prédio sede da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), por volta das 15h30 com destino ao bairro onde ele morou por longos anos. Milhares de pessoas ocuparam às ruas da comunidade para acompanhar o cortejo fúnebre.

Lágrimas e muita tristeza nos olhares, nos gestos e nas expressões estampadas nos rostos de uma multidão de gente simples que admirava um de seus líderes.

O filho, Crystopher Plekanovsky, permaneceu quase intacto ao lado do caixão durante a maior parte do velório. Ele resumiu o que o seu pai representou em sua vida e na de seus irmãos. "Ele era uma pessoa muito boa. Ao longo desse tempo todo, nunca mudou. Isso prova que ele tinha uma personalidade muito forte. Sempre foi o mesmo", ressalta Plekanovsky.

Os vereadores Astro de Ogum (PR), presidente da Casa; Silvino Abreu (PRTB) e Sá Marques (PHS) e os ex-vereadores Rose Sales (PMN) e Fábio Câmara (PMDB) estiveram na cerimônia fúnebre para dar o ultimo adeus. Secretário municipal do governo Conceição Andrade entre 1993 e 1996, Bazar como ficou conhecido, era muito admirado pelos colegas que sempre recorriam aos seus conselhos e orientações enquanto esteve na Casa Legislativa. Ele também foi chefe da Controladoria Geral do Município na gestão do prefeito João Castelo entre 2009 e 2012.


"Nada mais justo do que essa homenagem ter ocorrido aqui, que é a Casa do Povo, onde o Damasceno também passou, mas mesmo no curto espaço de tempo, conseguiu deixar sua contribuição. São Luís hoje perde um grande advogado. Damasceno, grande liderança da área Liberdade deixou, sem sombra de dúvida, o seu legado neste Parlamento", comentou Astro de Ogum.

ÚLTIMO ADEUS REÚNE LIDERANÇAS    

Várias autoridades estiveram presentes, no plenário da Câmara de São Luís ao longo do dia, para dar o último adeus ao ex-vereador e advogado João Damasceno (PSL). Políticos, empresários, lideranças comunitárias e familiares lotaram o Plenário Simão Estácio da Silveira para a cerimônia fúnebre.

Dentre as autoridades presentes, estava o juiz Osmar Gomes dos Santos, titular da 1ª Vara do Júri da Comarca de São Luís, que lamentou a perda do amigo e declarou que recebeu, a notícia do falecimento com muita tristeza. O magistrado disse ainda que, "Damasceno foi um exemplar advogado criminalista do nosso Estado".  

ENTIDADES MANIFESTAM PESAR
Entidades de advocacia também divulgaram uma nota de pesar pelo falecimento de Damasceno. A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), solidarizou com familiares e amigos do advogado criminalista e ex-vereador de São Luís. Já a ANACRIM – Associação Nacional da Advocacia Criminal lamentou profundamente o falecimento do jurista, um dos grandes nomes da advocacia criminal do Maranhão, que ao partir, deixou lições de amizade, profissionalismo e ética.
 
'Exemplar advogado', diz juiz Osmar Gomes sobre morte de Damasceno
Colegas de profissão e entidades de classe também se manifestam sobre o falecimento do causídico
O juiz Osmar Gomes dos Santos, titular da 1ª Vara do Júri da Comarca de São Luís, lançou nota de pesar pela morte do ex-vereador e advogado João Damasceno Corrêa Moreira (PSL). O politico que estava desaparecido desde quarta-feira (1º), foi encontrado morto na manhã de ontem (2), na foz do Rio Anil, em São Luís. 

"Recebi com muita tristeza a notícia da morte de Dr. João Damasceno Corrêa Moreira, exemplar advogado criminalista do nosso Estado”, escreveu Osmar em seu perfil no Facebook.

O magistrado que também é membro da Academia Ludovicense de Letras, na manhã desta sexta-feira (03), foi à Câmara Municipal de São Luís para participar do velório para um último adeus ao ex-colega de faculdade. Na cerimônia póstuma, Osmar contou um pouco da trajetória dos dois.

"Triste por ter sido amigo de faculdade, pois, nos formamos na mesma turma em dezembro de 1986, e participamos do concurso e do curso de formação de Delegado de Polícia Civil do Maranhão. Depois nos reencontramos nas lides forenses: eu como juiz e ele como advogado", concluiu.

UM AMIGO DE LONGAS DATAS
Outro que se manifestou sobre a morte do criminalista foi medico, advogado e jornalista João Melo e Sousa Bentiví. De acordo com Bentivi, Damasceno era um amigo de longas datas que vai deixar saudades pelas lindas lembranças que servem de consolo.

"É uma tristeza profunda. Damasceno era um amigo em comum. Nossa amizade surgiu do período em que ainda éramos vendedores ambulantes: eu no João Paulo e ele na Liberdade. Construímos uma historia de longas datas que vai deixar saudades pelas lindas lembranças que servem de consolo", destacou Bentiví.

ENTIDADES MANIFESTAM PESAR
Entidades de advocacia também divulgaram uma nota de pesar pelo falecimento de Damasceno. A ANACRIM – Associação Nacional da Advocacia Criminal lamentou profundamente o falecimento do jurista, um dos grandes nomes da advocacia criminal do Maranhão, que ao partir, deixou lições de amizade, profissionalismo e ética. Já a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), solidarizou com familiares e amigos do advogado criminalista e ex-vereador de São Luís.

NOTA DE PESAR      
A ANACRIM – Associação Nacional da Advocacia Criminal lamenta profundamente o falecimento do querido colega, Dr. João Damasceno, um dos grandes nomes da advocacia criminal do Maranhão, que ao partir, deixando-nos lições de amizade, profissionalismo e ética.

Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor.

Respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.

James Walker Júnior    
ANACRIM
Presidente

Flávia Fróes        
ANACRIM
Vice-presidente

Sâmara Braúna  
ANACRIM-MA
Presidente

NOTA DE PESAR      
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), vem, por meio desta, solidarizar-se com familiares e amigos do advogado criminalista e ex-vereador de São Luís Dr. João Damasceno Correa Moreira (OAB/MA 3189), falecido ontem, 01/08.(DiretCom)

Dr. João Damasceno era um profissional atuante e que muito contribuiu para a advocacia e para a sociedade maranhense. À família, aos amigos e colegas de profissão deixamos nossos votos para que todos possam seguir suas vidas confortados na fé, em momento tão difícil.

São Luís(MA), 02 de agosto de 2018

Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA)
 

Câmara de São Luís informatiza serviço de protocolo
Plataforma permite agilidade nos processos e protocolos em tramitação na Casa

Em qualquer repartição pública, dar entrada em algum tipo de processo ou fazer o acompanhamento dele pode ser algo demorado. Com o objetivo de otimizar a entrada, bem como o acesso à tramitação de processos e documentos circulantes entre departamentos ou encaminhados para órgãos externos, o presidente da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), vereador Astro de Ogum (PR) implantou, no mês de janeiro deste ano, o novo Sistema de Protocolo Eletrônico.

Antes da instalação da plataforma, o chefe do legislativo investiu na qualificação profissional de servidores que atua no setor e, ao mesmo tempo, melhorou a vida das pessoas que solicitam serviços na Casa de Leis. O novo instrumento está sendo utilizado para tramitações de processos.

Ao destacar mais essa novidade em sua gestão, Astro de Ogum afirmou que a Câmara possuía um sistema de protocolo antigo, que não acompanhava a evolução da administração pública, pois já estava em desuso em algumas repartições.

"Com esse novo sistema, vamos organizar, gerenciar e localizar todos os processos de forma mais ágil e segura, obtendo um maior controle sobre estes documentos. E quem sai ganhando é a população, que tem mais transparência e agilidade na execução dos serviços", explicou Ogum.

A servidora Elenaide Silva de Azevedo, que é chefe do Departamento de Protocolo e Portaria, disse que o novo sistema vai otimizar os trabalhos, permitindo um gerenciamento melhor do tempo de serviço e dando um maior controle sobre os processos protocolizados na Câmara.

"O novo sistema permite fazer a gestão documental, ou seja, cada pedido de um cidadão ou outro documento que entra na Casa consegue ser localizado e ter documentado todo o seu andamento, rapidamente através do computador", informou.

A nova plataforma proporciona um ganho em velocidade para os interessados, que poderão acompanhar o desenvolvimento dos processos de forma mais rápida e, inclusive, consultar o parecer de cada setor. Esse sistema também garante muito mais transparência nos procedimentos, pois ao solicitar um pedido, o cidadão já fica sabendo o prazo da resposta da solicitação. Para a Câmara, o novo sistema vai garantir economia de papel e de tempo, além de resultar em um ganho de produtividade.(DiretCom)

Comunicação da Câmara discute condutas vedadas durante eleições

Encontro também definiu estratégias para os próximos seis meses de gestão do presidente Astro de Ogum

"Em ano de eleição a regra é clara". Foi assim que a jornalista Itamargarethe Correa Lima, diretora de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís, se dirigiu aos assessores de imprensa e jornalistas que fazem a cobertura diária da Casa durante as sessões plenárias, reuniões de comissões, audiências públicas e visitas pelos bairros da capital maranhense, durante uma reunião no plenário Simão Estácio da Silveira, para tratar sobre as condutas vedadas aos agentes públicos durante as eleições.

O encontro organizado pela Diretoria de Comunicação (Diretcom), na manhã da última quinta-feira (2), teve o objetivo de alinhar ações do setor para evitar alguns atos que podem quebrar a isomomia nas eleições com a publicidade de legislativa. Para orientar a equipe, Itamargarethe que também é advogada, explicou que a partir de 6 de agosto, a publicidade governamental pode ter alguns critérios de restrições para evitar propaganda eleitoral dissimulada.

"A Câmara terá dez vereadores concorrendo na eleição proporcional deste ano. Por isso, precisamos orientar nossa equipe sobre algumas restrições que a justiça eleitoral impõe. O objetivo do encontro é para esclarecer sobre qual tipo de propaganda que a justiça eleitoral entende que seria ilegal, utilizando da máquina, que não se estaria dentro daquelas propagandas autorizadas pela legislação eleitoral. Essa reunião serve exatamente para isso: evitar no futuro alguns problemas com nossos vereadores que são candidatos", esclareceu.

Durante a reunião de trabalho, Itamargarethe também discutiu projetos que estão sendo implantados pela gestão do presidente Astro de Ogum (PR) e determinou empenho dos assessores na cobertura de seus parlamentares. Ela informou aos jornalistas sobre as novidades que ainda estão por vir e como serão, na prática, o alinhamento da produção jornalística institucional nos próximos cinco meses de gestão.

"Foi um encontro de trabalho muito positivo. Aqui aproveitamos para alinhar como os colegas sobre a forma que iremos trabalhar as ações dos nossos vereadores que são candidatos, visando evitar problemas com a legislação eleitoral. Além disso, discutimos as ações que deverão ser trabalhadas nos últimos meses da gestão do presidente Astro de Ogum e que serão somadas com as outras ações", concluiu Itamargarethe.
 
Raimundo Penha e Felipe Camarão discutem melhorias para Educação de São Luís
 
O vereador Raimundo Penha (PDT) recebeu esta semana, em seu gabinete, na Câmara Municipal de São Luís, a visita do secretário estadual de Educação, Felipe Camarão.
Mesmo com a Casa ainda em recesso, Penha aproveitou o encontro com o gestor, que desenvolve um excelente trabalho e se dispôs a ir até o Parlamento, para discutir uma série de temas relacionados ao melhoramento do setor educacional da capital.
O vereador e o secretário combinaram de realizar, em breve, uma visita ao Centro Educacional Nerval Lebre Santiago, localizado no bairro da Camboa, onde conversarão diretamente com estudantes e docentes com objetivo de ouvir suas reivindicações e transformá-las em realidade.
A unidade de ensino, vale destacar, foi a escola pública onde Penha estudou e iniciou a sua trajetória no movimento estudantil.
O vereador também solicitou que a Seduc avalie uma melhor destinação para a escola Joana Batista, também situada na Camboa.
O prédio da unidade de ensino está, neste momento, seu uso.
Outro assunto tratado diz respeito à execução da obra das quadras poliesportivas do Centro de Ensino Almirante Tamandaré, na Cohab, e Centro de Ensino Estado de Alagoas, na Alemanha.
Os serviços estão paralisados devido ao atraso na liberação dos recursos federais oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O vereador e o secretário deverão reunir-se, em breve, com a comunidade para tratar do assunto.
Felipe Camarão fez um balanço positivo das ações desenvolvidas até o momento e informou que na próxima semana, em comemoração ao Dia do Estudante, o governo irá entregar à comunidade da Vila Maranhão e Itaqui-Bacanga duas novas Escolas que foram totalmente reformadas e ampliadas.
"Agradeço o gesto do Felipe Camarão em vir até a Câmara, tanto nos visitar, como também ouvir as demandas. Não poderia deixar de registrar a forma resolutiva como o secretário tem se portado, dando resposta a todas as demandas apresentadas", destacou Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário