quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Estivadores do Porto do Itaqui assinam convenção coletiva e acordos trabalhistas

Na última sexta-feira, 17 de agosto na  justiça do trabalho, fórum da areinha, foi assinada a convenção coletiva de  trabalho do sindicato dos estivadores (Setemema) e do sindicato dos operadores portuário do Maranhão (Sindomar). Paralelo a assinatura, foram homologados acordos, pondo fim a quase 200 ações trabalhistas. Dia 17 de agosto de 2018 é Dia histórico para os estivadores portuários do itaqui-MA
A juiza da 4° vara, Ângela Cristina carvalho, responsavel pelo cejusc, conduziu os acordos, que foram validados  individualmente. 
Para o Presidente do sindomar, Jansem Pereira, "a convenção coletiva entre os estivadores e os operadores portuários, inauguraram um novo momento nas relações capital trabalho no porto do itaqui, proporcionando um ambiente harmonioso e produtivo e que certamente produzirá geração e distribuição de renda para os estivadores, além de desenvolvimento para as empresas e para o estado do Maranhão, ainda que estes acordos trabalhistas é fruto de uma excelente relação construida nos últimos anos com a diretoria dos estivadores" ressaltou. 
Já o presidente do sindicato dos estivadores, Joubert Mendes, afirmou que o resultado deste grande acordo, que teve adesão de 100% da categoria, é resultado da mudança de postura do sindicato que optou pelo diálogo e a composição, e essa nova maneira de solucionar os impasses acabou proporcionando em uma valorização significativa da categoria.
"Hoje temos uma mão de obra valorizada, os trabalhadores querem produzir cada vez mais, temos nos operadores portuários verdadeiros parceiros na construção de um Porto do Itaqui mais produtivo e competitivo, além disso, conseguimos garantir o mercado de trabalho, o que possibilita ao estivador mais tranquilidade na execução de sua função,  esse é o maior legado tanto dos acordos trabalhistas como da convenção coletiva", pontuou Joubert. 

A convenção coletiva de trabalho dos estivadores e dos operadores portuários, começa a valer a partir de 18 agosto de 2018, acarretando em um ganho real na ordem de 7 milhões de reais nos próximos dois anos,  asseguarando ao trabalhador um reajuste na ordem de 36% nas fainas de granel sólido, e 4.25% nas demais fainas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário