sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Ela sonha com um Maranhão melhor, pra ela!

 
Roseana Sarney sem lenço sem documento

A ex-governadora Roseana Sarney por vários anos deu provas cabais de sua inépcia administrativa, agora vem a público demonstrar que sua incompetência política é muito maior do que poderíamos supor. Após deixar seu último desgoverno às pressas e pela porta dos fundos, dizem que o pessoal da faxina pediu para lavar a casa a jato, e refugiar-se em Miami, portanto muito longe do Maranhão que ela diz amar, retorna agora  com força total para sacramentar sua decadência política que entrará para a história como a mais humilhante derrota de um candidato via processo democrático, pois o povo guarda a mágoa de uma herança maldita por ela deixada.
Amigos de toda a vida, herança do velho Tancredo Neves
A sua história política é marcada de episódios grotescos que, se para estas bandas imperasse a boa moral, esta cidadã perderia seu direito de votar e ser votada. Quem não lembra do escândalo da Lunus? Quem não lembra de suas ligações pessoais com o senador Aécio Neves, de quem o avô foi aliado político do Sarney pai. Quem não lembra da rasteira dada no próprio cunhado quando este era secretario metropolitano? Quem não lembra do avanço da pobreza rural e queda vertiginosa do IDH em sua gestão?
Por todas estes e mais alguns outros atos nada republicanos, a ex-governadora sempre contou com a rejeição popular mas sempre conseguiu manter-se no poder usando de  artimanhas e estratagemas nada democráticos, como foi o emblemático caso de apear do poder o governo Jackson Lago, escarrando na cara da democracia e debochando do voto popular, para então deixar o governo as pressas e sem beneficio algum a mostrar para seus patrões, o povo maranhense. 
Os filhos políticos dos Sarneys
Agora, tenta a todo custo apear do poder o governo Flávio Dino, mas os tempos são outros e o líder conhece bem os meandros do judiciário, tem apoio popular e, como numa simbiose, é a própria personificação do Estado que governa: educado, imparcial, saudável e sereno, qualquer semelhança com o sentimento de dignidade que hoje impera no seio do povo maranhense não é mera coincidência. 
Talvez por estas razões, a candidata diz sonhar com um Maranhão melhor e isso é verdade, pois de uns tempos pra cá, impera o respeito as leis, a separação ética entre o público e o privado, a preocupação com destino de um povo e não mais com o destino próprio, a sede do governo deixou de ser balcão de negócios, as obras são corretamente licitadas, a saúde deixou de ser precária, o helicóptero da Polícia Militar atende a própria polícia e não mais serve de taxi aéreo para cunhados e afins,  a mansão do governo atende a saúde pública  e não mais a comemorações pessoais, os prefeitos  são tratados como representantes legítimos do povo e não mais como cabos eleitorais. É verdade, por tudo isso e muito mais é que ela sonha com um Maranhão melhor, pra ela.  
Porém, nem tudo está perdido e o sonho não acabou, pois a candidata ainda pode reclamar o direito de usucapião, pois foi dona deste estado por mais de vinte anos e somente agora apareceram os verdadeiros donos, o povo maranhense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário