domingo, 9 de setembro de 2018

Prefeito Edivaldo e população comemoram 406 anos da cidade em edição especial da Feirinha São Luís

O gestor municipal, ao lado da família, conversou com produtores, comerciantes e público que prestigiou edição especial de aniversário da Feirinha São Luís neste domingo (09)

Ao lado da população, o prefeito prestigiou as atrações durante a edição especial da Feirinha São Luís
O prefeito Edivaldo aproveitou o domingo para, ao lado da família, participar da programação especial da Feirinha São Luís em comemoração ao aniversário da cidade. A Feirinha, uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, que acontece todos os domingos, foi transformada em mais um palco para as comemorações alusivas à data, reunindo grande público. Ao lado da população, o prefeito prestigiou as atrações que contaram com a presença de artistas locais e danças de bumba meu boi, entre outras manifestações da cultura genuinamente maranhense. Além de participar da programação da feirinha o prefeito levou  a filha para conhecer a Praça Pedro II, entregue na última sexta-feira (07), também em comemoração aos 406 anos da capital maranhense. O novo espaço entregue pelo Iphan em parceria com a Prefeitura, imprimiu mais beleza a região do Centro Histórico, onde acontece a Feirinha.
O gestor municipal destacou a ação como mais um momento festivo em celebração ao aniversário da cidade e, também, de fomento à economia criativa local. "A Feirinha São Luís é, sem dúvida, um dos grandes legados que a nossa gestão deixa para a cidade, para incentivar o desenvolvimento da nossa produção agrícola, nossa gastronomia, nosso artesanato e valorizar nossas manifestações culturais mais genuínas. E sendo a Feirinha uma ação de tanto sucesso e consagrada pelo público como um dos melhores espaços também para o entretenimento da população, não poderia ficar fora dessa grande festa que promovemos para celebrar a nossa querida cidade em seu aniversário. De forma que vim com minha família para comemorarmos junto com a população esse importante momento para a cidade", afirmou Edivaldo acrescentando que a reforma da praça Pedro II com certeza será um atrativo a mais para ludovicenses e turistas visitarem a região do Centro. 
O Show "Canta São Luís" foi uma das atrações apresentadas na Feirinha São Luís especial de aniversário da cidade. O show contou com apresentação do artista maranhense Mano Borges, que fez o público dançar com sua canções conhecidas, como "Você é Tudo, Bangladesh, Melô de Danielle, Disfarço, entre outras. Também subiu ao palco da Feirinha o Trio 123, formado pelas cantoras Camila Boueri, Milla Camões e Tássia Campos. No repertório, o trio presenteou o público com músicas que enaltecem a cultura maranhense.
A programação festiva da Feirinha São Luís para celebrar o aniversário de São Luís contou ainda com apresentações do bumba meu boi Lendas e Magias, Tambor de Crioula Arte Nossa, Grupo de Capoeira Lealdade de Angola, Raiz Tribal e apresentação da Banda da Guarda Municipal.  
O secretário municipal de Assuntos Políticos, Ivaldo Rodrigues, pontuou a ação como mais uma atividade de sucesso idealizada para movimentar o Centro Histórico nas festividades de comemorações de aniversário da cidade. "Elaboramos uma programação toda especial para chamarmos a população a celebrar conosco essa data tão importante para a nossa cidade. E o resultado foi alcançado, pois estamos com a praça cheia, festiva e alegre como sempre, estimulando a comercialização de produtos locais e fazendo do Centro Histórico um forte atrativo à visitação pública", observou Ivaldo.
Visitando a feirinha pela quinta vez, a médica veterinária, Sonivalde Santana, disse que tem o espaço como uma das melhores alternativas de passeio, atualmente, em São Luís. "Venho sempre com minha família, gosto de tudo que vejo aqui, faço compras, curto as apresentações das bandas e aproveito o que há de melhor da nossa culinária aqui", disse.
PRAÇA PEDRO II
Além das atividades da Feirinha São Luís, outro grande atrativo deste domingo foi a nova Praça Pedro II, entregue totalmente restaurada à população. A entrega foi realizada, na última sexta-feira (7), pela presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, pelo prefeito Edivaldo e pelo superintendente do instituto, Maurício Itapary.
Os participantes da feirinha aproveitaram para visitar também a nova praça (que fica ao lado da Benedito Leite e em frente à Catedral da Sé) e tirar fotos no chafariz da estátua da Mãe d´Água, um dos elementos que integram o conjunto arquitetônico do logradouro. O espaço restaurado faz parte do projeto de revitalização da Praça Pedro II, executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís.
"A praça é um presente para a cidade e representa também o nosso compromisso com a preservação da nossa história e com as futuras gerações", destacou o prefeito Edivaldo enquanto visitava o espaço com a filha e a primeira-dama, Camila Holanda.
INVESTIMENTO
A Feirinha São Luís faz parte dos investimentos desenvolvidos pela gestão do prefeito Edivaldo para promover o aumento da movimentação na área do Centro Histórico e incrementar a economia na capital maranhense. A ação tem contribuído para alavancar os setores produtivos envolvidos no projeto e estimulado a geração de emprego e renda.
Realizada todos os domingos na Praça Benedito Leite, um dos logradouros do Centro Histórico da capital, a feirinha contribuiu para transformar o espaço em um dos maiores pontos de lazer, compras e entretenimento cultural e gastronômico da cidade.
Todos os domingos, o espaço é frequentado por dezenas de visitantes locais e turistas, famílias inteiras que convergem para lá no intuito de vivenciar a mais genuína das atrações realizadas na capital, onde o visitante pode encontrar um pouco de tudo e ter ali uma pequena mostra do modo de viver do ludovicense, através de suas manifestações culturais, sua música, danças, sua gastronomia, o artesanato e produtos regionais oriundos dos polos agrícolas locais.
Com a nova configuração dada ao espaço, além de estimular a economia criativa, a movimentação na área tem proporcionado um efeito em larga escala na produção e no faturamento dos comércios instalados no entorno, que veem a criação da Feirinha São Luís como uma iniciativa salutar de valorização da cultura local e um incremento substancial de estímulo ao comércio da região.
Além da Feirinha São Luís, o movimento no Centro Histórico da capital foi aquecido também por outras iniciativas culturais desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, como o Passeio Serenata, o Roteiro do Reggae e o Sarau Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário