terça-feira, 18 de setembro de 2018

Setembro Amarelo: Projeto ‘Cinema em todo lugar na campanha de valorização da vida



A próxima edição do projeto Cinema em todo Lugar atenderá 120 estudantes do 3º ano do ensino médio da escola Centro Educacional Humberto de Campos. Com o tema ‘Setembro Amarelo: a Valorização da Vida’, a ação acontecerá nesta quarta-feira (19), às 14h, no Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782), no Centro, em São Luís/MA, com a exibição dos filmes ‘Mar de Helena’, ‘Walter do 402’ e ‘A Escada’. Em seguida haverá debate mediado pela psicóloga e especialista em saúde mental, Thais Lima, e pela cineasta Camila Soares. Ainda na programação acontecerão ainda mais duas oficinas de Stop Motion e Flip Book. 

Saiba mais sobre o Projeto

O ‘Cinema em Todo Lugar’ é um projeto de formação de publico e leva aos jovens de escolas publicas as técnicas de fazer cinema de forma simples e com material que eles podem ter acesso. Visa plantar a semente da sétima arte e estimular os jovens a terem contato com filmes, teoria e pratica cinematográfica, além de debaterem temáticas de relevância, como pobreza, esperança e a valorização da vida, temáticas que serão abordadas nesta edição. 

Com realização da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreeendedorismo (Proexce), o projeto promove mostras itinerantes a partir do acervo do Festival Guarnicê de Cinema. A iniciativa amplia o circuito de exibição de filmes não comerciais de cinema com uma estratégia simples: a sala de cinema vai pra dentro das escolas da rede pública de ensino do estado do Maranhão. Para agendar a sua escola, ligue: 98 3272 9360.

Sobre as mediadoras. 

Thaís Lima é psicóloga, especialista em saúde mental, atua nas políticas de assistência social e direitos humanos. Aluna da Escola de Cinema do IEMA e do curso de extensão de Produção Cinematográfica do IFMA, participou do curta "Na boca da espirradeira", de Inácio Araújo, do clipe "Bruxa", da banda Gallo Azhuu, da Carabinas Filmes. Foi estagiária do longa ‘Terminal Praia Grande”, de Mavi Simão, realizado pela 2ª turma do IEMA. Produziu os clipes ‘Sarrar’, de Enme Paixão, e ‘Mais que danada’, da drag Dominica.

Camila Soares é cineasta, graduanda em Artes Visuais e História. É monitora do Curso de Extensão em Produção Cinematográfica e Curadora do Cineclube, ambos no IFMA. Fez a direção de arte do curta ‘B(E)las’, de Nádia D'Cássia. É organizadora do CineMA, o primeiro simpósio da Escola de Cinema do Maranhão. É Assistente de direção de arte e figurinista do curta musical ‘Show’, de Weber  Bezerra, e assistente  de direção de arte do clipe ‘Sarrar’, de Enme Paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário