terça-feira, 16 de outubro de 2018

Dia 22: Professor Frederico Silva faz palestra no Palácio dos Leões sobre 110 anos de Arthur Azevedo



Professor Frederico Silva faz palestra no Palácio dos Leões sobre 110 anos de Arthur Azevedo



Nesta segunda-feira (22), data em que se completa os 110 anos da morte do dramaturgo, poeta, contista e jornalista Arthur Azevedo, o professor adjunto do Departamento de Artes Visuais da UFMA, Frederico Silva, doutor em História da Arte pela ECA/USP, conversará sobre novos aspectos da atuação política, profissional e cultural de Arthur Azevedo. Aberta ao público, a conversa inicia às 15h, no auditório do Palácio dos Leões, em São Luís/MA.

Com apoio da Ufma, via Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo, a conversa é uma realização do Governo do Maranhão. Frederico Silva discorrerá sobre o importante trabalho de Arthur Azevedo como crítico de arte e colecionador, sua luta pela preservação das instituições públicas e seus acervos, transporte público e urbanização e o seu engajamento no combate ao preconceito racial.


A homenagem ao grande dramaturgo maranhense também tem o intuito de debater sobre aspectos pouco explorados da sua trajetória profissional cultural. “A abordagem é fruto das pesquisas de mestrado e doutorado que desenvolvi”, disse Frederico Silva. Ao final da conversa haverá uma visita guiada aos salões do Palácio dos Leões, que abriga parte da coleção de pinturas e gravuras de Arthur Azevedo. Pauta: Prof. Frederico: 98 98113 7200.



Dias 26 a 28
38º Festival Maranhense de Coros será
aberto dia 26, no Teatro Arthur Azevedo

O 38º Festival Maranhense de Coros (Femaco) acontecerá de 26 a 28 de outubro, no Teatro Arthur Azevedo. Aberto ao público, o evento terá apresentações de renomados grupos estaduais e nacionais de canto coral. Maior encontro de coralistas do Norte-Nordeste do país, o Femaco é realizado há quase quatro décadas pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce).

O Festival Maranhense de Coros estimula e difunde a prática do canto coral brasileiro, promove o intercâmbio cultural e o congraçamento entre a UFMA, os grupos corais participantes e a comunidade de São Luís e de outras cidades brasileiras. Em 38 anos de realização, o Femaco já reuniu mais de 400 grupos de canto coral do Brasil e do exterior. Foi prestigiado por mais de 60 mil pessoas e realizou cerca de 620 apresentações públicas.


Dia 31
Alunos das Unitis da Ufma e de Paço do Lumiar
celebrarão o dia do idoso com sessão de cinema

Estudantes das Universidades da Terceira Idade, vinculadas à Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e à Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, celebrarão o dia do idoso, no dia 31 deste mês, com uma programação cultural inédita. 120 alunos assistirão os filmes da mostra especial ‘Cinema Não Tem Idade’, que será exibida a partir das 14h, no Cineteatro Aldo Leite do Palacete Gentil Braga, (rua Grande, 782. Centro), em São Luís/MA.


Realizada pela Ufma, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), a mostra exibirá dois premiados curtas do acervo do Festival Guarnicê de Cinema. São eles: ‘Marina’ (drama, 28’, MA, 2017 - livre), de Taciano Dourado Brito; e ‘Acalanto’ (ficção, 23’, MA, 2013 - livre), dirigido pelo cineasta Arturo Saboia. Saiba mais em: www.cultura.ufma.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário