segunda-feira, 1 de outubro de 2018

"É possível fazer a diferença na política com novas ideias e novas práticas"

 
Genilson Alves é um dos poucos candidatos a deputado federal no campo da esquerda que almeja seu primeiro mandato, mas já possui uma sólida posição política e muita clareza acerca do mandato que quer construir, por isso nosso Blog resolveu saber mais sobre esse jovem jornalista e advogado que quer representar o Maranhão no Congresso, concorrendo pelo PT.
Genilson nasceu em São Mateus (MA). É filho de lavradores, que veio para a capital estudar, onde cursou Jornalismo e Direitos. Hoje é servidor público concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão e confessa que, desde muito cedo, se interessou pela política. Militou no movimento estudantil na Universidade Federal do Maranhão, na defesa da democratização dos meios de comunicação, no Comitê Estadual de Combate a Compra de Votos no Maranhão e na luta pela valorização dos servidores públicos. Foi presidente da Associação dos Servidores do TCE (ASTCE/MA) e hoje atua na Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia (ABJD). Muito cedo optou pelo Partido dos Trabalhadores. Já se candidatou a prefeito de São Mateus e a Deputado Estadual em eleições passadas. Atualmente, é dirigente estadual do PT Maranhão.
 
Questionado sobre por que apresentar novamente seu nome na disputa por um mandato, Genilson é firme na resposta: "Eu acredito que, acima de tudo, é possível fazer a diferença na política com novas ideias e novas práticas. Basta de abuso do poder econômico, de agiotagem e do uso de dinheiro público para transferir mandato de pai para filho, perpetuando certas famílias no poder". 
Diz ainda que se coloca claramente em defesa da Constituição, da democracia e dos direitos fundamentais de todos e todas e elenca alguns dos compromissos de seu mandato:  defender todos os direitos fundamentais de homens e mulheres, aí entra educação e saúde públicas, direito à terra e ao trabalho e tantos outros; defender os direitos da classe trabalhadora; defender a juventude como protagonista da sua história, com oportunidades de trabalho, educação e cultura...sem esquecer, claro, que um mandato popular tem que está a serviço dos que tem, historicamente, seus direitos mais usurpados, como: crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais, pessoas LGBTI+. Tudo isso, perpassado pela defesa da transparência, da democracia e da participação popular nos espaços de poder e decisão em toda esfera pública.
Sobre o momento político do Brasil, Genilson Alves fala com um misto de indignação e esperança. Afirma que o Brasil vive um momento muito difícil da sua história, que a vida dos brasileiros piorou depois do golpe, que cassou injustamente a presidenta Dilma. Denuncia a retirada de direitos dos trabalhadores com a reforma trabalhista, lei da terceirização, ameaça de aprovação da reforma previdênciária e considera inaveitável o corte e congelamento por 20 anos dos investimentos em saúde, educação, moradia. Para ele, a receita é conter esse caos promovido pelos golpistas, retomar o projeto democrático-popular que estava dando certo no Brasil e renovar o Congresso Nacional. 
"Quase todas as decisões importantes para o Brasil são tomadas na Câmara dos Deputados e no Senado, onde a maioria apoiou o golpe de 2016 e vota contra os trabalhadores. É preciso mudar isso. Precisamos também lutar pela liberdade de Lula, o maior presidente da história do Brasil, que tirou o país do mapa da miséria e colocou comida, educação e oportunidades ao alcance de milhões de brasileiros", finaliza Genilson Alves com convicção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário