sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Em cena: O Guesa Errante

 
 
Nos dias 23,24 e 30 e 31, o Núcleo de Criação CAÉ apresenta a peça teatral O Guesa Errante – Cantos da Terra. A encenação acontecerá às 19h, nas instalações do CCVM, na Praia Grande, com entrada livre. A peça  foi contemplada no Edital Ocupa 2018 do Centro de Cultura Vale Maranhão – CCVM.
A espetáculo, que tem a direção do mestrando em Teatro, Vinicius  Viana, é uma livre adaptação da obra O Guesa Errante do escritor e poeta maranhense Sousândrade, considerado por alguns pesquisadores como o precursor da poesia moderna no Brasil. Ele também é o criador da bandeira do Maranhão.
O livro conta a trajetória do Guesa, personagem lendária pertencente ao culto solar indígena dos índios Muyscas, da Colômbia.  Já o espetáculo teatral, que tem duração de 50 minutos, aborda 6 dos 13 cantos do livro de Sousândrade, cantos que se espelham na natureza e nos rituais dos povos indígenas: Incas, amazônicos e os Timbiras Maranhenses, contados na saga do Errante. Para alguns pesquisadores O Guesa Errante é uma ópera.
Compõe o elenco do Núcleo de Criações  CAÉ,  Ana Raquel Fárias, Daniel Monteiro, Heidy Ataides, Hudson Bianckinni, Idalina Moraes, Victor Mendes e Vinicius Viana.
Mais informações sobre o espetáculo podem ser adquiridas com o diretor da peça, Vinicius Viana – 9 9972 1922

Nenhum comentário:

Postar um comentário