sábado, 27 de outubro de 2018

Prefeito Edivaldo é finalista em duas categorias estadual do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Programas Ecopontos e Feirinha São Luís, implantados pelo prefeito Edivaldo, concorrem respectivamente nas categorias 'Sustentabilidade e Inovação' e 'Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual'; esta é a segunda vez que o prefeito é indicado ao prêmio

Prefeito Edivaldo é finalista em duas categorias estadual do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Como resultado de importantes ações implementadas na capital à frente da Prefeitura de São Luís, o prefeito Edivaldo concorre, pela segunda vez e em duas categorias ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor-2018. Os programas dos Ecopontos e da Feirinha São Luís, duas importantes ações de estímulo à sustentabilidade ambiental e produtiva na capital maranhense, executadas pela Prefeitura, estão entre os finalistas estaduais da premiação concedida pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA). A premiação desta etapa, que precede a nacional, está marcada para o dia 8 de novembro, às 19h, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana (Cohafuma).
Esta é 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, iniciativa que se dá em reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais (no caso do Distrito Federal e Fernando de Noronha) que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios dos municípios. Idealizador dos programas selecionados, o prefeito Edivaldo já foi indicado ao prêmio outra vez, em uma categoria. Em 2016, o gestor conquistou o prêmio na etapa estadual com o programa "Fomento aos Negócios do Campo", que beneficia centenas de agricultores familiares inseridos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 
"Estamos imensamente felizes de, mais uma vez, estarmos entre os finalistas dessa importante premiação, o que muito nos honra porque mostra que nossas iniciativas de incentivo ao desenvolvimento local têm tido os resultados almejados. E ter esse reconhecimento de uma instituição séria como o Sebrae nos estimula ainda mais a trabalhar para fomentar o crescimento socioeconômico da nossa cidade e promover o desenvolvimento humano da nossa população", disse o prefeito Edivaldo, ao ser informado da seleção de ambos os programas para a final do concurso.
ECOPONTOS
Participando na categoria 'Sustentabilidade e Inovação', o projeto Ecopontos é um dos finalistas na modalidade, em reconhecimento ao desenvolvimento de um trabalho com diversas ações transversais de estímulo à sustentabilidade ambientalmente e à economia circular.
Os Ecopontos são uma política importante da gestão de resíduos sólidos implantados em São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. O programa executa diversas ações voltadas à sustentabilidade, sendo a principal delas garantir à população um espaço adequado para a destinação ambientalmente adequada de todos os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados, o que possibilita, a partir disto, a imediata eliminação de pontos de descarte irregular, os chamados lixões.
"Por estas e outras características, os Ecopontos se enquadram perfeitamente na categoria 'Sustentabilidade e Inovação', já que é um trabalho que elimina pontos de descarte irregular em áreas antes degradadas, reduzindo os efeitos da poluição no solo, na água e ar em todo o entorno. Além disso, promove-se o fortalecimento da economia circular por meio do encaminhamento destes resíduos para as cooperativas de catadores, aumentando a renda mensal destes profissionais", observou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.
De maio de 2016 - ano em que o programa foi implantado, inaugurando o Ecoponto do Parque Amazonas - até agora, a Prefeitura de São Luís já recolheu mais de 18 mil toneladas de resíduos sólidos que foram encaminhadas para o reuso ou reciclagem. Em setembro deste ano foi instalado o décimo primeiro Ecoponto, no bairro São Raimundo. Com isso, a Prefeitura ampliou para 380 mil o número de moradores diretamente beneficiados pelos equipamentos, em 104 bairros de São Luís.
Antes da implantação dos Ecopontos São Luís não tinha políticas de incentivo à reciclagem e às cooperativas de catadores cujos profissionais trabalhavam de forma precária. Hoje, a capital maranhense faz parte do grupo de 7% das cidades brasileiras onde a reciclagem dos resíduos sólidos urbanos já é uma realidade. Todos os resíduos que são recebidos nos Ecopontos são entregues pela Prefeitura às cooperativas parceiras. Com isso, as cooperativas tiveram ganho médio de cerca de 600% e agora contratam mais profissionais. Desta forma, os Ecopontos garantem também a geração de emprego e renda por meio do fortalecimento da economia circular em São Luís.
FEIRINHA SÃO LUÍS 
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2018, também vai premiar gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. Nesse aspecto, participando na categoria 'Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual', está também como finalista da premiação o projeto Feirinha São Luís, uma das grandes ações executadas pela Prefeitura de São Luís de estímulo à produção local, à economia criativa, ao fortalecimento da cultura, das artes, do turismo e da gastronomia regional.
Segundo o secretário municipal de Assuntos Políticos e coordenador geral da Feirinha São Luís, Ivaldo Rodrigues, o programa atende a todos os aspectos mencionados na categoria, por desenvolver ações com foco na inclusão produtiva do microempreendedor individual, das cooperativas, das associações, dos artesãos, dos agricultores familiares, entre outras, assegurando o seu desenvolvimento nas atividades que desempenha, além do apoio à comercialização de produtos e serviços prestados pelos microempreendedores que participam da ação.
"A Feirinha São Luís, que já é uma ação consagrada pela população, tem a honra agora de ser finalista dessa premiação tão importante para as gestões municipais do país. Sem dúvida, a Feirinha é um programa vitorioso da gestão do prefeito Edivaldo e que cada vez mais ganha o reconhecimento merecido por desenvolver ações de grande alcance econômico e social como as que são realizadas no espaço", observou Ivaldo Rodrigues.
Além de ser uma opção de lazer para a população aos domingos, a Feirinha São Luís é uma oportunidade para que agricultores e artesãos possam comercializar seus produtos. O programa é mais uma estratégia da Prefeitura de São Luís para o fortalecimento da agricultura familiar na capital, sendo um canal de escoamento da produção local, contribuindo com a melhoria na renda das famílias produtoras. A Feirinha conta com cerca de 100 barracas distribuídas para venda de produtos oriundos da agricultura familiar, artesanato, alimentação e ainda conta com foodtrucks e foodbikes.
O programa já recebeu cerca de 315 mil pessoas que movimentam um capital circulante de quase R$ 16 milhões, além de gerar renda nos mais de 120 pontos de comercialização dentro e no entorno da praça. A Feirinha São Luís acontece todos os domingos na Praça Benedito Leite – Centro Histórico, de 7h às 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário