segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Prefeitura realiza edição especial da Feirinha São Luís com atividades do Outubro Rosa

Além da venda de produtos, a 71ª edição da Feirinha São Luís levou para a Praça Benedito Leite serviços de saúde

A 71ª edição da Feirinha São Luís levou para a Praça Benedito Leite atividades relacionadas ao combate e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero

Atividades e serviços voltados para o combate e a prevenção ao câncer de mama e ao colo de útero foram oferecidos durante a Feirinha São Luís neste domingo (21). A iniciativa integra o conjunto de ações desenvolvidas pelo poder público municipal durante o Outubro Rosa. Promovida pela Prefeitura de São Luís, a Feirinha São Luís, que acontece aos domingos na Praça Benedito Leite, oferece diversos tipos de serviços à população, e tem como principal objetivo fortalecer a comercialização de produtos agrícolas.
"Agregamos as celebrações e datas importantes para a sociedade, procurando diversificar as atrações, unindo com o lado social para oferecer um evento diferente a cada domingo. O público tem correspondido nesse mais de um ano de existência do Programa Feirinha São Luís, estando presente em todas as edições", disse o secretário, Ivaldo Rodrigues, coordenador da Feirinha.
A ação do Outubro Rosa realizada na Feirinha São Luís é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde (Semus), contando com distribuição de material impresso informativo para o público, exposição de peças do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), roda de conversa sobre a saúde da mulher e a prevenção do câncer de mama, além de imunização e teste rápido.
"Ao longo do mês, temos atividades em toda a rede de saúde, e definimos alguns momentos específicos pra dar uma visibilidade maior ao objetivo do outubro rosa, como este na Feirinha. Estamos satisfeitos com a resposta da população e acreditamos que estamos dando passos significativos para promover a cultura da prevenção do câncer de mama", disse o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.
Na programação cultural animaram o público presente apresentações da XII Semana Maranhense de Dança, Grupo Palmares, Batuques do Maranhão, Banda Novo Vintage e Grupo Liberdade Capoeira e encontro de motos Harley Davidson.
Para a pedagoga Thalita Durans, unir diversão com ações de conscientização é uma ótima maneira de falar sobre direitos e cidadania. "É importante usar a cultura local, atraindo as pessoas para o Centro Histórico, para passar a mensagem da campanha do Outubro Rosa. Assim, podemos exercer a cidadania e ficarmos atentas para o assunto da prevenção do câncer de mama e a Feirinha tem essa característica, de celebrar a cidade e ao mesmo tempo, aproximar a população de assuntos mais sérios", disse.
FEIRINHA SÃO LUÍS
A Feirinha São Luís já recebeu cerca de 315 mil pessoas que geraram um capital circulante de quase R$ 16 milhões, além de gerar renda nos mais de 120 pontos de comercialização no entorno da praça. No palco montado em frente à Associação Comercial já foram realizadas mais de 400 apresentações culturais.
O programa Feirinha São Luís tem como objetivo principal incentivar a venda de produtos agrícolas oriundos da agricultura familiar, além de apresentar aos visitantes a cultura e a gastronomia ludovicense. Cerca de 100 barracas são distribuídas pela Praça Benedito Leite todos os domingos, funcionando de 7h às 15h para compor a Feirinha São Luís, destinadas para venda de produtos oriundos da agricultura familiar, artesanato, artes plásticas, alimentação. A Feirinha conta ainda conta com foodtrucks e foodbikes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário