quinta-feira, 22 de novembro de 2018

11ª Expocapril consolida exposição no calendário do agronegócio maranhense

 Além da exposição e comercialização de caprinos e ovinos das mais diversas raças, os criadores foram capacitados através de uma programação técnica
 
Pelo décimo primeiro ano consecutivo, empreendedores do campo, criadores de ovinos e caprinos reuniram-se em mais uma edição da Exposição de Ovinos e Caprinos da Baixada Maranhense (EXPOCAPRIL) realizada entre os dias 15 e 18 deste mês, no município de Bequimão, bem no coração da Floresta dos Guarás.
Esta edição da Expocapril foi resultado de uma parceria firmada entre o Sebrae Maranhão e a Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOCBEQ) e que contou com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da secretaria estadual de Agricultura Familiar, da Prefeitura de Bequimão, Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), empresas e parceiros locais.
Durante seu discurso o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, destacou que as parcerias e o apoio ao agronegócio tem gerado bons frutos para a economia do estado, como é o caso da Expocapril.
“Com o devido apoio, nossos criadores da baixada e do litoral ocidental maranhense terão maior iniciativa e muito mais vontade de empreender, sabendo que podem contar com o apoio de estruturas públicas e privadas entrando com mais segurança e desenvolvendo um mercado sustentável para a ovinocaprinocultura e consequentemente alavancando a economia do estado do Maranhão, por meio da atividade do setor primário”, projetou Martins.
No evento, o secretário estadual de agricultura familiar Júlio César Mendonça fez a entrega de dois trituradores forrageiros para a Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão e durante o seu discurso destacou a importância do evento para o calendário do agronegócio maranhense.
“A criação de pequenos animais se insere perfeitamente dentro do projeto de sustentabilidade da agricultura familiar, por isso precisamos continuar a unir forças para manter este evento e realizar outros que contribuam para o desenvolvimento da região. Estão de parabéns o Sebrae, a Associação e todos os envolvidos nessa realização”, destacou Mendonça.
Além da exposição e comercialização de caprinos e ovinos das mais diversas raças, os criadores foram capacitados em uma programação técnica, que contou com cursos nas áreas de comercialização, nutrição, manejo, genética e controle de verminoses.
Os criadores receberam também consultorias especializadas, exames, laudos técnicos e veterinários emitidos pela equipe de consultores credenciados ao Sebrae e ao Senar, que nesta edição do evento receberam o reforço de acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão, dos cursos de Ciências Agrárias e Veterinária, que ministraram palestras durante a exposição.
A exemplo de 2017 a edição deste ano da Expocapril recebeu a caravana composta por integrantes do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense e alunos dos cursos de ciências agrárias e zootecnia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que participaram de palestras e de uma visita guiada pelo parque.
“Nós, do Fórum da Baixada, agradecemos a equipe do Sebrae, Associação dos Criadores, Prefeitura e aos alunos do IFMA e UEMA, a calorosa acolhida na 11ª Expocapril e mais uma vez reafirmamos a importância do evento, para fomentar o empreendedorismo na nossa região, como fator propulsor de desenvolvimento sustentável”, afirmou a presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, Ana Creusa.
As articulações para a exposição do ano que vem já foram iniciadas e apresentará inúmeras melhorias técnicas e na programação para os visitantes que não são criadores. “Em 2019 inúmeras melhorias já estão sendo planejadas, acreditamos que podemos fazer um evento ainda melhor e essa renovação é necessária, a Expocapril já é um evento tradicional, mas não pode se entender tradição como sinônimo para não melhorar, acreditamos que o evento pode sim evoluir e iremos buscar essa evolução ano após ano”, enfatizou a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário