quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Cézar Bombeiro vai propor, em audiência pública, reconhecimento da Liberdade como quilombo urbano

Cézar Bombeiro pleiteia reconhecimento da Liberdade como quilombo urbano para garantir propriedade da terra a moradores
O vereador Cézar Bombeiro (PSD) realizará, nessa sexta-feira (23), uma audiência pública para debater com autoridades e com a sociedade em geral o reconhecimento da Liberdade como primeiro quilombo urbano de São Luís. Com uma das maiores populações negras da capital, o bairro, que em 2018 completou seu primeiro centenário de fundação, reúne diversas características que fazem jus ao título pleiteado pela comunidade.
A audiência pública está marcada para as 10h, no Plenário Simão Estácio da Silveira, do Palácio Pedro Neiva de Santana, sede da Câmara Municipal de São Luís.
Cézar Bombeiro convida representantes do setor público, do movimento negro, moradores da Liberdade e das demais regiões de São Luís para participar da audiência e contribuir com o debate.
Titulação
O direito das populações quilombolas à propriedade da terra, reconhecido a partir da Constituição Brasileira de 1988, levou a uma luta pelo reconhecimento dos quilombos urbanos. O primeiro a ser demarcado pelo Incra foi o Quilombo da Família Silva, em Porto Alegre, que recebeu a titulação em 2009. O segundo foi o Barranco de São Benedito, em Manaus, em 2014.
Também foram reconhecidos pela Fundação Palmares quilombos urbanos no Rio de Janeiro e em Aparecida de Goiânia, entre outras cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário