quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Comissão de Meio Ambiente da Câmara faz visita técnica em obras de empresa na área Itaqui-Bacanga

 
 Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Luís visita obras em empresa da Área Itaqui-Bacanga e deve realizar audiência pública para discutir projeto de implantação de obras potencialmente poluidoras na região
Integrantes da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Luís, tendo à frente o vereador Genival Alves (PRTB) e o vereador Edson Gaguinho (PHS), agendaram uma visita técnica, nesta quinta-feira, (08), nas obras de construção da expansão da empresa Raízen, que trabalha na área de combustíveis em geral.
 
O objetivo da visita é compreender melhor a estrutura da empresa e entender sobre a obra que pode causar impactos ao meio ambiente, principalmente no que se refere a supressão de vegetação nativa, tais como mangues e palmeiras.
 
Na ocasião, os vereadores poderão observar as etapas do Licenciamento Ambiental e como se deu a devida liberação. A visita será feita após denúncias feitas pelo Blog do César Durans e de moradores da região do Distrito Industrial de São Luís - DISAL. (FM).
     
 
Josué Pinheiro pede serviços de asfaltamento para os Bairros Vila São Luís e Jardim Eldorado
 
Atendendo reivindicações dos moradores do Bairro Vila São Luís e Jardim Eldorado, o vereador Josué Pinheiro (PSDB) apresentou na Câmara Municipal os requerimentos nº 345/2018 e 377/2018, solicitando ao prefeito Edvaldo Holanda Junior e ao secretário da SEMOSP (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), Antonio Araújo, serviços de asfaltamento para ruas dessas localidades.
No Bairro Vila São Luís, na área do Itaqui-Bacanga, o vereador do PSDB aponta as ruas do Buriti, Cajueiro e São Francisco; enquanto no Jardim Eldorado, ele cita as ruas Caxias, Alexandria e Duque Bacelar. “As pessoas residentes nesses locais já não aguentam mais sofrer tanto transtorno, em virtude das péssimas condições de trafegabilidade nessas vias, o que prejudica muito o seu dia a dia para locais de trabalho, escolas, e outros afazeres”, enfatiza.
Na Vila São Luís, Josué Pinheiro acentua que “as deformações e buracos ao longo da trajetória, nas referidas vias foram agravadas durante as chuvas, ocasionando sérios transtornos e portanto os serviços são indispensáveis para proporcionar melhorias de acesso e qualidade de vida àquela comunidade”.
Já no Jardim Eldorado, ele faz a observação de que “a camada asfáltica das referidas vias encontra-se em péssimo estado de conservação, apresentando buracos ao longo de todo seu percurso, dificultando o tráfego de veículos e pedestres”. Continuando, o parlamentar social democrata ressalta que “as vias servem de rota de fuga para outras avenidas do entorno, principalmente no horário de grande circulação de veículos”.
Explica Josué Pinheiro que “estamos fazendo essas solicitações para Vila São Luís e Jardim Eldorado por se tratar de uma necessidade urgente a realização desses serviços para o bem estar daquelas comunidades, além de estarmos cumprindo o nosso dever de homem público, mais precisamente um elo de ligação para transmitir e buscar soluções para as carências da população junto aos órgãos do poder público, e esperamos contar com a sensibilidade dos nossos gestores, para o atendimento das reivindicações mais urgentes quem necessita da ação de nossos governos”.
 
‘A saúde precisa ser tratada com seriedade’ diz Umbelino Junior durante audiência pública

 

O vereador Umbelino Junior (PPS), Presidente da Comissão Permanente de Saúde, participou nesta terça-feira (6), da audiência pública realizada pela Câmara Municipal de São Luís, onde o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho foi convidado para prestar esclarecimentos em cumprimento às determinações da Lei Complementar 101, a Lei de Responsabilidade Fiscal, relativas ao 1º e 2º quadrimestre deste ano.
O titular da pasta iniciou a audiência apresentando os dados referentes ao balanço de sua gestão, mas alguns parlamentares criticaram a exibição dos números no telão, onde não era possível ver com transparência.
Durante os questionamentos ao secretário, o vereador Genival Alves (PRTB), solicitou informações sobre a folha de pagamento dos funcionários da Secretaria de Saúde, mas Lula Fylho informou que não seria possível apresentar de imediato às informações. O vereador Umbelino Junior (PPS), também concordou com a solicitação do parlamentar e criticou a postura do secretário durante a audiência pública.
“Durante nosso mandato, já encaminhei vários ofícios à Secretaria de Saúde, mas as minhas solicitações não foram atendidas. A situação da saúde pública em São Luís é grave, é preciso respeitar as solicitações dos parlamentares e principalmente da nossa população. Esta aqui é a casa do povo, quem nos colocou aqui foi o povo e para ele nós trabalhamos e precisamos tratar com seriedade quem nos confiou tamanha responsabilidade”, declarou Umbelino.
Os vereadores Umbelino Junior e Genival Alves pediram a suspensão por 48 horas para que o secretário apresente os dados solicitados pelos parlamentares. O presidente da Casa, Astro de Ogum (PR) atendeu a demanda e a audiência foi encerrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário