sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Nair Portela retalia vice-reitor e manda apreender carro

 
Em uma atitude autoritária e antidemocrática, a reitora da UFMA, Nair Portela, mandou recolher o carro de uso da vice-reitoria em represália a uma atitude do vice-reitor, Fernando Carvalho Silva. O professor participou, como palestrante, no Campus de Codó, de um evento do “Pacto pela UFMA”, movimento que foi lançado na semana passada em Pinheiro por professores, estudantes e técnicos da UFMA. Fernando Carvalho foi eleito junto com Nair Portela há três anos e meio e teve mais votos que a reitora, já que na UFMA a eleição para reitor e vice não é “casada”.
 
O “Pacto pela UFMA” é um movimento que está dialogando com a comunidade acadêmica por meio de fóruns de discussão nos nove campi que compõem a Universidade para coletar propostas e sugestões visando a construção coletiva de um projeto de desenvolvimento para a UFMA. Nair Portela tenta frear o movimento, que cresce a cada dia e vem ganhando musculatura por onde passa. À beira do colapso, sua gestão não tem respostas à altura para a enxurrada de críticas e o caos instalado nos campi da UFMA no continente e na capital.
 
Nesta semana, a comunidade universitária do campus de Balsas fez um protesto, indignada com demora para a conclusão das obras do prédio naquele município. A reitora marcou a entrega dos blocos diversas vezes e nunca cumpriu os prazos, nem se explicou.
 
Não é só em Balsas que o corpo docente, discente e administrativo está desenvolvendo suas atividades em situação precária. Em Bacabal, estudantes se queixam do sucateamento de equipamentos, falta de microscópios e insumos básicos para atender, minimamente, suas necessidades em sala de aula.
 
A tentativa de boicote ao movimento por parte da reitoria é um duro golpe ao ambiente democrático que deve prevalecer na universidade. E uma afronta à liberdade de opinião, pluralismo de ideias e participação coletiva presentes na academia.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário