segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Prefeito Edivaldo recebe visita de delegação da Universidade Wuhan para discutir cooperação

Instituição é sediada na cidade chinesa de Wuhan, que mantém intercâmbio bilateral com São Luís; audiência visou debater parcerias nas áreas da educação e esporte

Prefeito Edivaldo recebe visita de delegação da Universidade Wuhan para discutir cooperação Visando reforçar e consolidar as parcerias de intercâmbio bilateral nas áreas da educação e do esporte entre São Luís e o Governo Municipal de Wuhan, cidade chinesa com a qual a Prefeitura de São Luís mantém parceria de cooperação nas áreas econômica e social, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e parte de seu secretariado receberam, nesta segunda-feira (26), uma delegação da Universidade Wuhan, liderada pelo chanceler Li Qiang. A reunião aconteceu no Palácio La Ravardière, ocasião na qual foi discutido o desenvolvimento de projetos de interesse mútuo entre às cidades-irmãs São Luís e Wuhan, nessas áreas.
Na audiência, o prefeito Edivaldo destacou a importância da consolidação das parcerias entre São Luís e Wuhan, primeira cidade com a qual a gestão estabeleceu acordo de irmandade. "O relacionamento institucional com a cidade de Wuhan tem sido bastante profícuo para o município em diversos aspectos. Estamos contabilizando muitos avanços no esforço de aproximar nossas cidades e garantir resultados relevantes fruto dessa união de irmandade. Essa reunião é mais um passo que damos para promover a expansão das relações internacionais de São Luís com Wuhan, buscando firmar parcerias em áreas que eles têm expertise", afirmou Edivaldo.
Na pauta do encontro desta segunda-feira estavam assuntos como a colaboração no campo da educação superior, sinalizando a realização de programas de graduação e intercâmbio de curta de duração para estudantes e professores, nos campos das ciências biológicas, química ambiental, engenharia, administração e economia que poderão ser realizados entre as universidades com sede em São Luís e a Universidade de Jianghan, que faz parte do núcleo urbano e é um dos 13 distritos de Wuhan.
As cooperações propostas na reunião contempla a ida de pesquisadores e estudantes de São Luís para esta universidade, visando desenvolver projetos de interesse mútuo; intercâmbio entre os Centros de Assistência ao Estudante, para a concessão de apoio financeiro aos estudantes das universidades de São Luís e Jianghan; a realização de projetos potenciais baseados no documento assinado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e Universidade de Jianghan. Na área do esporte, foram discutidas ações de intercâmbio no futebol feminino entre as duas cidades; assim como intercâmbios voltados a alunos das redes municipal de ensino na áreas do esporte e da educação. 
Na reunião, o chanceler Li Qiang ressaltou a importância da parceria entre as cidades co-irmãs. "São Luís e Wuhan tem estabelecido laços muito fortes de amizade e fomentando diversas áreas de interesse comum. São Luís é uma cidade linda e nós temos muito interesse em desenvolver projetos concretos nas áreas da educação e do esporte, visando ao desenvolvimento de nossos jovens. O futebol brasileiro, por exemplo, é muito admirado por nossas crianças, que sonham em aprender a praticar esse esporte com brasileiros natos. E nesse campo, especificamente, queremos propor intercâmbio para que isso possa ser concretizado", observou o chanceler, que, na ocasião, oficializou convite ao prefeito Edivaldo para participar da solenidade dos Jogos Universitários de Wuhan, em outubro do próximo ano, oportunidade da qual poderá conhecer um pouco mais sobre o esporte, a educação e cultura local.
Participaram também do encontro o reitor da Escola de Ciências de Vida; o reitor de Negócios, Chen Chayou; o diretor de Assuntos Estudantis, ZhaoXing; a diretora de Pós-Graduação, Qian Tonghui; e o vice-reitor da Escola de Química e Engenharia Ambiental, e Shen Bo. A comitiva chinesa foi recebida também pelos secretários municiais Ana Paula Rodrigues (Articulação Institucional), Moacir Feitosa (Educação), Marlon Botão (Cultura), Tati Lima (Informação e Tecnologia), Ivaldo Rodrigues (Articulações Parlamentares), Nonato Chocolate (Agricultura), a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela.
MISSÃO
A visita da nova delegação chinesa a São Luís é resultado da última missão realizada à China pelo vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, a secretária municipal de Articulação Institucional, Ana Paula Rodrigues e a presidente do Comitê Gestor de Limpeza, Carolina Estrela. "Todas as ações foram importantes para fortalecer e dar continuidade às tratativas e desenvolvimento de ações em benefício das cidades-irmãs, e o convite para a participação na Conferência de Cidades Irmãs Internacionais da China 2018 reforça esse entendimento", frisa Ana Paula Rodrigues.
A agenda atendeu ao convite realizado pela Associação Popular Chinesa para Amizade com Países Estrangeiros (CPAFFC), da Associação de Relações com Cidades Irmãs Internacionais da China (CIFCA) e o Governo Popular de Wuhan. Com o tema "Compartilhando Oportunidades de Desenvolvimento e Aprofundando Cooperações Bilaterais", a conferência reuniu delegados de governos locais e organizações internacionais de todo o mundo. Cerca de 60 países compareceram ao evento. Na ocasião foram abordadas as possibilidades para se criar formas modernas e sustentáveis de cooperação internacional, além de debates sobre o compartilhamento de experiências avançadas no intuito de promover prosperidade mútua e desenvolvimento entre as cidades irmãs.
CIDADE-IRMÃ
Wuhan foi a primeira Cidade-Irmã de São Luís. Em 2015, o prefeito Edivaldo assinou com o prefeito da cidade chinesa, Wan Yong, acordo de Cidades-Irmãs para o estabelecimento de parcerias e intercâmbio de experiências nas áreas de turismo, economia, comércio, cultura, educação, esporte, indústria e agricultura, entre outras. Em 2016 foi assinado o primeiro Memorando de Cooperação, para estabelecer parceria entre as duas cidades nas áreas de educação, esporte, turismo, cultura e portuária. O documento foi assinado pelo prefeito Edivaldo e o secretário-geral adjunto do Governo Municipal de Wuhan, Zhang Heshan.
Desde então, São Luís e Wuhan têm sido receptivos aos convites para reforçar a amizade, o intercâmbio e a cooperação entre ambos. Em junho de 2017 estudantes da rede pública municipal de ensino de São Luís participaram do "Acampamento de Verão de Amizade Internacional da Cidade de Wuhan". Depois, uma delegação formada por alunos de escolas do município e do estado, mais dois professores de artes marciais e um tradutor foram ao "Encontro de Artes Marciais e Cultura de Wuhan", realizado em agosto do mesmo ano.
Em outubro, o prefeito Edivaldo recebeu uma delegação da área de Educação do município de Wuhan visando ampliar parcerias na área. Na ocasião, o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, apresentou à delegação chinesa o programa municipal "Educar Mais", que visa ações concretas para a melhoria educacional do município. Em janeiro de 2018, a cônsul-geral da China em Recife, Li Feiyue, foi recebida pelo vice-prefeito, Julio Pinheiro, no Palácio La Ravardière, e confirmou a intenção da diplomacia chinesa em aprofundar as relações com a região Nordeste e com o município de São Luís. A cônsul ressaltou a participação dos chineses atuantes de forma legal no ramo do comércio atacado e de varejo na Ilha, mais de 500.
Em julho deste ano foi a vez das atletas ludovicenses Júlia Leal, 16 anos, e Carol Hertel, 17 anos, irem à China. As nadadoras participaram do 44º Festival de Travessia do Rio Yangtze, maratona aquática realizada no rio que corta o município de Wuhan. Pelo esforço e empenho das atletas no evento, e por todo suporte concedido pelo prefeito Edivaldo, foi enviada à Secretaria Municipal de Articulação Institucional (Semai), responsável pelo projeto de cooperação internacional, carta do Governo Popular de Wuhan em reconhecimento ao empenho da gestão municipal de São Luís e em agradecimento pela cooperação bilateral e intercâmbio esportivo proporcionado.
Outro marco na parceria das Cidades-Irmãs foi a assinatura de termo de cooperação entre a Prefeitura, Governo do Estado, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), em agosto de 2018, que garantiu o funcionamento do Instituto Confúcio e a inauguração do mesmo em São Luís, no Casarão Tech, localizado no Centro Histórico. O objetivo do tratado Cidades-Irmãs consta no Plano Plurianual de São Luís para os próximos 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário