sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Prefeitura de São Luís e parceiros promovem atividades alusivas à Semana de Combate ao Feminicídio

Ações se somam às demais implantadas na gestão do prefeito Edivaldo que tem trabalhado com a intenção de despertar a conscientização da sociedade sobre a necessidade de enfrentamento a respeito da violência de gênero
Ano passado, centenas de mulheres se reuniram em caminhada pelo fim da violência contra as mulheresCom o objetivo de promover a reflexão sobre o feminicídio visando à prevenção desse crime, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), via Coordenadoria Municipal da Mulher, está desenvolvendo programação especial alusiva à II Semana de Combate ao Feminicídio em São Luís, realizada de 13 a 18 deste mês. Neste sábado (17), uma caminhada marca a luta contra o feminicídio na capital. O ato acontece na Avenida Litorânea, com concentração a partir da 16h, em frente à Casa das Dunas, de onde sairá até a Praça do Pescador. Parte das ações promovidas pelo movimento acontece também no Espaço Mulher, montado na 12ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), que vai até o dia 25 de novembro. As ações atendem à política desenvolvida na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior com o propósito de coibir e conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento à essa prática.
A ação tem o envolvimento do Departamento de Feminicídio, da Secretaria de Segurança Pública, Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM), Casa da Mulher Brasileira, Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Codevim) e secretarias municipais de Saúde e de Educação, entre outros.
Segundo a coordenadora municipal da Mulher, Vânia Albuquerque, a capital tem, na gestão do prefeito Edivaldo, uma das mais organizadas redes de enfrentamento e atendimento às mulheres em situação de violência do Brasil, que é a Rede Amiga da Mulher, em funcionamento na Casa da Mulher Brasileira de São Luís. O Maranhão também é dos estados onde mais se avançou em políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. 
A coordenadora ressalta que o feminicídio é, hoje, o maior problema do enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil, que, segundo estatísticas de organismos voltados à causa, é o quinto país onde mais se mata mulheres no mundo. No país, a cada duas horas uma mulher é assassinada pela condição de ser mulher, fato que caracteriza o feminicídio.
"É um trabalho realizado diligentemente, mas que ainda requer uma atenção redobrado por ser um problema que compreende estruturas sociais patriarcalistas, machistas que ainda estabelecem diferenciações entre homens e mulheres, submetendo o gênero feminino à subvalorização, à dominação e à violência, o que culmina em um número elevado de violências e feminicídio. Mas temos agido fortemente nesse sentido e a Semana de Combate ao Feminicídio tem essa proposta", observou Vânia Albuquerque.
SEMANA
A Semana de Combate ao Feminicídio teve início no dia Municipal de Combate e Visibilização do Feminicídio em São Luís, promovido dia 13 de novembro, data em que também é comemorado o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, com o objetivo de provocar o debate acerca do tema nas escolas da rede pública; promover a visibilidade do problema junto à sociedade, visando à desconstrução de padrões culturais estabelecidos, além de apresentar a situação como um grave problema de saúde pública.
As ações contemplam ainda palestras, rodas de conversa, debates, exposições, exibição de vídeos, caminhada, entre outras atividades realizadas com a finalidade de promover o enfrentamento a esse grave problema.
PROGRAMAÇÃO
A programação alusiva à II Semana de Combate ao Feminicídio em São Luís, desenvolvida no Espaço Mulher da 12ª FeliS, iniciou nesta sexta-feira (16), com o lançamento oficial do espaço, criado especialmente para promover a discussão e suscitar a reflexão sobre o problema. A programação segue até dia 25 de novembro.
No domingo (18), a partir das 10h, será realizada exposição de vídeos sobre a Lei Maria da Penha; exposições e entretenimento, às 16h. Na segunda-feira (19), as discussões no Espaço Mulher serão a partir do tema 'A Importância do Atendimento Multidisciplinar para Mulheres em Situação de Violência e Trabalho', desenvolvido pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de São Luís (CRAMSV). Às 15h, acontece roda de conversa com tema 'Gênero e Diversidade – Vamos falar sobre?'.
Também no domingo (18), na Feirinha São Luís, será realizada a premiação do Concurso de Talentos, promovido conjuntamente pelas secretarias municipal e estadual de Educação, sobre combate ao feminicídio. "Embora tenhamos desenvolvidas políticas estruturantes de enfrentamento às violências de gênero e garantia de direitos, devido à complexidade do fenômeno, é necessário cada vez mais pensar em estratégias diversas para alcançar a sociedade. Nessa perspectiva, o trabalho com as escolas é fundamental para a prevenção e formação de uma sociedade menos violenta", frisou Vânia Albuquerque.
Já na terça (20), às 10h, também no Espaço Mulher, o Conselho Municipal da Condição Feminina e o Conselho Estadual da Mulher promovem debate sobre '30 Anos de Democracia e Política Para a Mulher'. Às 15h acontece palestra com tema "A Jovem Negra no Espaço de Poder", seguida de exposições e atividades de entretenimento.
As discussões sobre a temática prosseguem na quarta-feira (21), com a palestra sobre a atuação da Delegacia da Mulher de São Luís e do Plantão da Mulher no Combate à Violência de Gênero da Delegacia Especial da Mulher. Às 15h será realizada a palestra 'Feminicídio'.
Temas como relacionamento abusivo e relações sociais de gênero entram em pauta na quinta-feira (22), às 10h e 16h, respectivamente. Já na sexta-feira (23), às 10h, será feito o lançamento dos "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher", movimento que tem como objetivo promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. Às 16h, o tema será 'Sexualidade na Juventude', palestra coordenada pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).
Para estimular a economia criativa entre as mulheres, serão realizas oficinas de artesanato, como a de porta-trecos. A programação encerra no domingo (25), com exposições e atividades de entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário