quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Casa de Cultura Josué Montello comemora 36 anos de fundação aproximando escritores e leitores

Em celebração aos 36 anos de fundação da Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), foi realizada uma programação especial com lançamento do projeto CCJM Recebe, que acontecerá com uma série de encontros literários ao longo do ano, aproximando escritores e leitores. O aniversário da Casa foi marcado pela exposição Retrospectiva 36 anos 1983-2019 de obras do escritor Josué Montello; apresentação musical do Trio The Soft Music, da Escola de Música do Maranhão; e roda de conversas com escritores maranhenses. Essa programação fica aberta ao público durante todo o mês de fevereiro.
A gestora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Souza, recebeu o público e os escritores em clima de festa. “Hoje, a Casa celebra uma data que remete não só ao aniversário de fundação, mas, também, ao simbolismo para Josué Montello, ao dia do aniversário de dona Ivone Montello, sua esposa dele, e do seu amigo e contemporâneo, o jornalista e escritor Viriatto Corrêa, que deu nome ao auditório da CCJM”.
Para Lindevania Martins, a intenção do projeto é divulgar trajetória de autores na literatura.
Joseane Souza destacou a programação que será oferecida para o público, ao longo do ano, com os encontros de leitura e literatura em datas a serem divulgadas pela Casa.
A diretora ressalta que o projeto CCJM Recebe tem o objetivo de aproximar o público dos escritores maranhenses, disponibilizado o espaço do órgão para lançamentos, palestras e outras ações que envolvam o livro, a leitura e a literatura. “Para que aconteça os encontros, os interessados devem nos procurar aqui na Casa. A ideia é que o evento aconteça uma vez por bimestre”, relata.
Bate papo com escritores
O bate papo com os escritores maranhenses Elizeu Cardoso, Lindevania Martins e Wilson Marques foi conduzido pela idealizadora do projeto Literatura Mútua, a jornalista e escritora Talita Guimarães. A ideia do encontro com os autores foi levar ao público trechos e comentários das experiências literária deles.
Talita Guimarães afirmou que os autores participaram de uma conversa na área de leitura e escrita, por ser o foco do projeto que tem entre suas finalidades difundir a literatura maranhense. “A ideia do Literatura Mútua é perguntar para o autor como ele se transformou em escritor e que tipo de leitura ele realizava antes de se tornar um escritor. Nós queremos mostrar como foi o primeiro contato dele com as letras, com a oralidade, já que muitos se tornam autor através da contação de histórias, e que o público sinta como é a vida desse ser humano que escreve e que produz literatura”.
O escritor e jornalista Wilson Marques levou aos presentes um diálogo repleto de experiências de vida como leitor, antes mesmo de ter escrito a sua coletânea de livros voltados para o público infantojuvenil. “Tem muita gente querendo escrever aqui em São Luís e essas conversas são legais porque tu divulgas teu trabalho e, depois, você demonstra para os interessados que eles, também, podem escrever um livro”.
Wilson Marques classificou o momento como uma troca de experiência, tanto para o escritor, como para o leitor. O escritor, especializado em literatura infantil, tem entre seus títulos publicados “Touchê: uma aventura pela Cidade dos Azulejos” e “Quem tem medo de Ana Jansen?”.

Premiada nacionalmente, a escritora e defensora pública Lindevania Martins é integrante do movimento nacional Mulherio das Letras e autora dos livros de contos Anônimos (Prefeitura de São Luís, 2003), Zona de Desconforto (Editora Benfazeja, 2018) e A Outra (inédito, com publicação prevista em 2019).Elizeu Cardoso é escritor, compositor, documentarista e professor de Geografia. Autor dos livros Dias Amarelos (2013), A Dança dos Ventos (2016) e Mar de Areias (2018), ele é membro da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências. Para ele, o encontro vai além de ressaltar a grandeza dos 36 anos da Casa. “É debater sobre as obras maranhenses e as influências de Josué Montello para muitos escritores. É muito importante a realização de eventos que façam a sociedade refletir sobre nossa cultura e literatura”.

Para Lindevania Martins, a intenção do projeto é que os autores falem do itinerário deles dentro da literatura, tanto como autor, como leitor. “É mostrar como nos aproximamos da literatura, por intermédio de quais autores e como foi essa paixão pelas letras. E como nos tornamos, a partir disso, escritores. Eu acredito que para ser um bom autor, precisa antes de tudo, ser um bom leitor. Então é inegável a paixão pela leitura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário