quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Com 'Meu Ônibus' Prefeitura facilita mobilidade de passageiros do transporte urbano de São Luís

O aplicativo lançado em 2017 pelo prefeito Edivaldo já contabiliza mais de 223 mil downloads; por meio da ferramenta o passageiro pode saber a linha mais apropriada para o seu destino final, pontos mais próximos, horário exato de chegada do ônibus facilitando assim sua viagem

Passageiros do transporte urbano de São Luís estão a cada dia usando mais o aplicativo Meu Ônibus, ferramenta online para acompanhar, no aparelho celular, o momento de chegada dos ônibus nos diversos pontos da cidade. Lançado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior em março de 2017, o aplicativo se junta a outras ações implementadas pela Prefeitura de São Luís para modernização e melhoria do sistema de transporte da capital. Por meio do aplicativo, que já contabiliza mais de 223 mil downloads e tem a aprovação dos usuários, o passageiro pode saber a linha mais apropriada para o seu destino final, pontos mais próximos, horário exato de chegada do ônibus no ponto e itinerário das linhas através de mapas facilitando, assim, sua viagem.                                                     
Os dados atualizados de quantas vezes o App foi baixado registram mais de 204 mil acessos de usuários pelo Google Play, e quase 19 mil pelo Sistema IOS. As informações chegam aos usuários por meio dos GPS instalados nos mais de novecentos ônibus urbanos que circulam na capital. "O aplicativo Meu Ônibus, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, veio atender a uma demanda da tecnologia digital dos usuários do sistema de transporte de São Luís, facilitando a organização do tempo na hora de pegar o ônibus e com isso oferecendo mais conforto, além da segurança e comodidade", destaca o Secretário da SMTT, Canindé Barros.
Com aplicativo Meu Ônibus Prefeitura dá comodidade a passageiros do transporte urbano de São Luís
O universitário Nadison Nascimento Martins, que usa o App Meu Ônibus desde o lançamento da ferramenta, relata que o aplicativo funciona bem, o que o faz recomendar para familiares e colegas. "Uso três ônibus por dia, por conta da faculdade e do trabalho. Então estou sempre me informando sobre o destino dos coletivos que costumo utilizar nos percursos que preciso fazer ao longo do meu dia", afirma o estudante.
A atendente Thais Pereira da Silva, moradora do bairro da Areinha, que durante o dia precisa utilizar três ônibus coletivos, conta que o aplicativo garante comodidade e segurança. "Já acesso o Meu Ônibus há nove meses e nesse tempo todo, os horários fornecidos sempre foram os mostrado no aplicativo. É um bom serviço para a população e acho que auxilia muito na hora da gente fazer precisar se deslocar de casa para o trabalho", declara.
Rodrigues Oliveira
Rodrigues Oliveira, que estuda e trabalha, conta que faz uso do aplicativo nos aparelhos dos irmãos por conta de segurança, pois não gosta de ficar na rua com o celular exposto. "Faço a minha consulta antes de sair de casa. É um serviço que sempre que me pedem indicações, recomendo, porque sei que é muito prático e eficiente", garante o acadêmico do curso de Administração.
O estudante de curso técnico e morador do Bairro do Coroadinho, Jonatas Pinho Pacheco, revela que ainda não baixou o aplicativo, mas como precisa fazer uso de até quatro coletivos por dia, costuma pedir dicas para colegas sobre os horários dos ônibus que utiliza para se deslocar pelos bairros de São Luís. "Ainda não tive como baixar o Meu Ônibus, mas sempre peço ajuda dos meus amigos para saber direitinho os horários e pontos de embarques para não me atrasar nos meus compromissos", assegura.
Jonatas Pinho Pacheco usa o aplicativo para não perder os horários dos ônibus
DOWNLOADS
O Meu Ônibus é baixado facilmente tanto nos aparelhos Android e IOS. Para tanto, basta o passageiro de São Luís digitar o nome correto do App e fazer o download. Para baixar, a função GPS do aparelho precisa estar ativada para que o aplicativo consiga identificar a localização. Concluído o download, basta selecionar o ponto de ônibus de interesse para verificar em quantos minutos os coletivos chegarão ao local de interesse. O sistema permite localizar pontos de ônibus num raio de até dois quilômetros da localização do passageiro.
SEMIURBANOS
O Centro de Controle de Operações (CCO) da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informa que somente ônibus que fazem parte da frota oficial do município de São Luís podem ser devidamente consultados e monitorados pelo aplicativo Meu Ônibus, da Prefeitura de São Luís. O esclarecimento se faz oportuno por conta do surgimento de reclamações de usuários de coletivos semiurbanos e do Expresso Metropolitano que rodam na ilha de São Luís mas que não integram o aplicativo. 
"É comum recebermos relatos de passageiros que utilizam os semiurbanos, reclamando que o coletivo que estavam aguardando não chegou no horário que o aplicativo mostrava ou que não conseguem localizar o ônibus desejado para um determinado destino. A ferramenta Meu Ônibus gerencia os ônibus cadastrados na frota oficial da capital", explica o engenheiro Rafael Portelada, do Centro de Controle de Operações da SMTT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário