terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Deputados participam da posse da nova Mesa Diretora da Câmara de São Luís

Deputados participam da posse da nova Mesa Diretora da Câmara de São Luís | Kristiano Simas/Agência Assembleia
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), os deputados Zé Inácio (PT) e Edivaldo Holanda (PTC) participaram, na manhã desta terça-feira (1º), da cerimônia de posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, que durante o biênio 2019-2020 será comandada pelo vereador Osmar Filho (PDT).
A sessão solene, realizada no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), na Cohama, reuniu autoridades e representantes dos mais variados segmentos da sociedade e contou, também, com a presença do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT); do senador eleito Weverton Rocha (PDT), do deputado federal eleito Pedro Lucas (PTB), do deputado estadual eleito Duarte Júnior (PCdoB), e do procurador geral de Justiça, Luís Gonzaga Martins Coelho.
Em entrevistas à imprensa, o deputado Othelino Neto fez questão de enaltecer a importância da ascensão do vereador Osmar Filho à presidência da Câmara de São Luís:
“O vereador Osmar Filho é um parlamentar jovem e atuante, representante da nova geração de políticos do Maranhão e, com certeza, fará um bom trabalho, dando continuidade à boa gestão empreendida na Casa pelo vereador Astro de Ogum”, salientou Othelino.
Além de Osmar Filho, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís é constituída por Astro de Ogum como 1º vice-presidente, Nato Júnior (2º vice-presidente); Josué Pinheiro (3º vice-presidente); Chico Carvalho (1º secretário); Francisco Chaguinhas (2º secretário); Beto Castro (3º secretário); Concita Pinto (4ª secretária) e Afonso Manoel (5º secretário).
Em seu discurso, após ser empossado como novo presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Osmar Filho ratificou o seu compromisso de tornar a Casa ainda mais forte e transformá-la, verdadeiramente, em um espaço para discussão de temas importantes e de interesse da sociedade.
Osmar Filho anunciou algumas ações que pretende implementar já neste primeiro semestre de 2019, ano no qual a Câmara de São Luís completará 400 anos e se estabelecerá como uma das instituições públicas mais antigas do Norte e Nordeste.
Dois projetos anunciados pelo novo presidente são o Câmara Itinerante e o Parlamento Metropolitano. O primeiro consiste em descentralizar os trabalhos da Casa, levando-os para as comunidades.
“O objetivo é levar a Câmara para dentro dos bairros, onde nós, vereadores, poderemos conversar diretamente com o cidadão, ouvir suas reivindicações e trabalhar para transformá-las em realidade”, explicou.
Já o Parlamento Metropolitano funcionará como um amplo fórum de debates e reunirá vereadores dos municípios que integram a região metropolitana.
“Hoje, moradores de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, só para citar este exemplo, convivem com problemas comuns relacionados ao transporte público, infraestrutura, coleta de lixo, segurança pública. Defendo a união dos parlamentares, a formação de um grupo permanente de trabalho para que possamos discutir estas problemáticas e apontar soluções para as mesmas. O Poder Legislativo é independente e tem a obrigação, no meu ponto de vista, de agir desta forma”.
Osmar Filho teceu elogios à gestão de Astro de Ogum, que se encerrou nesta segunda-feira, dia 31 de dezembro. De acordo com ele, avanços foram contabilizados em diversos setores. Osmar Filho garantiu, ainda, investir na modernização das atividades parlamentares; dotar os setores de equipamentos e infraestrutura necessária; ampliar o diálogo com a sociedade através das mais diversas ferramentas de comunicação; capacitar, ainda mais, o corpo de funcionários; e inserir a classe estudantil no dia-a-dia do Parlamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário