segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Milhares de pessoas participam da programação da Feirinha São Luís em ritmo de pré-carnaval

Com programação cultural de carnaval, a Prefeitura de São Luís antecipa a festa momesca na Feirinha São LuísQuem procura animação em ritmo carnavalesco na capital já sabe que a Feirinha São Luís é o ponto certo dos foliões aos domingos. Neste domingo (20), a Prefeitura realizou mais uma edição do programa Feirinha São Luís, que durante o mês de janeiro está com sua programação cultural especialmente pensada para aqueles que não esperam o carnaval chegar para usar suas fantasias, máscaras e adereços inspirados no período momesco. Implantada na gestão do prefeito Edivaldo, a Feirinha São Luis tem se destacado e atraído a cada domingo um maior número de pessoas com uma tração diversificada que incluir programação cultural, comercialização de produtos da agricultura familiar, artesanato e pratos da comida tipica maranhense, em um único espaço.  
O pré-carnaval tem animado foliões de todas as tribos desde a edição de pré-Réveillon quando deu seu primeiro grito para o Carnaval 2019. "Vamos adaptando cada edição ao gosto do público, que sempre responde de forma positiva a essa ação de sucesso, criada na gestão do prefeito Edivaldo, que agrega tantos pontos importantes como o lazer, o turismo, e a cultura da capital, além da agricultura e do empreendedorismo. Prezando sempre pelo bem estar da população, que vem para o evento com satisfação. É um espaço familiar permanente para a sociedade usufruir de forma consciente”, enfatizou o secretário de Relações Parlamentares e Coordenador Geral da Feirinha, Ivaldo Rodrigues.
Nessa 83ª edição, o Bloco Tradicional Os Foliões chegou mostrando suas cores, animando logo cedo os brincantes, com enredos conhecidos pelos ludovicenses. O Bicho Terra arrematou e fez a festa ficar ainda mais colorida e divertida. Teve até atração internacional, agitando e encantando o público com o carisma e a voz marcante da cantora norte-americana, Michaela A. Harrison, trazendo em seu repertório o ritmo jamaicano preferido dos ludovicenses, o reggae.
O Samba do Cupim encerrou a tarde agitada de pré-carnaval da Feirinha São Luís no Centro-Histórico. Ainda na programação cultural da Feirinha São Luís teve Tambor de Crioula "Mulheres que dão no couro", e a anfitriã Banda da Feirinha. 
A empresária Luciana Pearce espera que o carnaval de São Luís seja nesse ritmo. "Sempre que eu venho aqui na feirinha eu me surpreendo com a quantidade de público, animação, segurança, e tantas coisas boas que são oferecidas. O evento só cresce cada vez mais, e vive trazendo novidades. Nós ludovicenses só temos a ganhar com esse tipo de estímulo à nossa cultura", disse Luciana.
A Feirinha São Luís promove a reocupação do Centro Histórico e tem como uma de suas bandeiras o fortalecimento da agricultura familiar, integrando as políticas públicas para a área implantadas na gestão do prefeito Edivaldo. O programa visa dar oportunidade ao produtor de ter mais um espaço de comercialização dos seus produtos. Além do viés da agricultura, a Feirinha também tem atraído grande público por agregar cultura, artesanato e gastronomia em um mesmo espaço. As atrações culturais têm início às 8h com a Banda da Feirinha e prosseguem até às 15h.
JANEIRO BRANCO
Ações do Janeiro Branco também foram realizadas na Feirinha. Como parte da ação foram  realizados no local serviços de orientação e atividades físicas envolvendo o público do evento, sob a orientação de profissionais de educação física. A ação na Feirinha, que também irá acontecer no próximo domingo, 27, consiste na distribuição de material informativo, como folders e cartilhas que abordam temas relativos à saúde mental. Uma equipe multiprofissional também estará no local para prestar orientação e atendimento à população na área. 
LIMPEZA URBANA
Neste domingo (20), a Feirinha São Luís teve ainda a participação do Cidadão Limpeza Cidade Beleza, que esteve no local conversando com os frequentadores sobre a importância de manter o local limpo. Em sua intervenção no palco o Cidadão Limpeza falou de descarte ambientalmente adequado, coleta seletiva, reciclagem e incentivou o uso dos Ecopontos.
A Feirinha São Luís conta com um esquema especial de limpeza. Aos sábados é feita a lavagem da Praça Benedito Leite, que agora será feita com a máquina de lavagem hidrotérmica, que garante uma limpeza mais profunda. 
Aos domingos a Feirinha conta com 30 toneis para que os frequentadores possam fazer o descarte adequado do seu resíduo. Além disso, equipes de varrição trabalham durante toda a Feirinha para fazer a coleta dos toneis. Na segunda, a lavagem da Benedito Leite é refeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário