terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Entregue pelo prefeito Edivaldo há um ano, Centro-Dia Infantil celebra conquistas na área social

Primeira-dama Camila Holanda prestigia Aniversário do Centro-Dia
Voltado para o atendimento às crianças com deficiências e suas famílias, equipamento integra a política de assistência social da gestão do prefeito Edivaldo; uma manhã de atividades marcou o aniversário de um ano da instituição
O Centro-Dia Infantil, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, completou nesta terça-feira (19), um ano de funcionamento. A instituição,que presta atendimento socioassistencial a crianças com deficiência, promoveu uma manhã de atividades em celebração à data e também para comemorar os avanços conquistados. As atividades comemorativas foram prestigiadas pela primeira-dama, Camila Holanda, e pela secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande. Na ocasião, foi apresentado um balanço das atividades executadas no primeiro ano da instituição, que se destaca com um dos primeiros do país implantado com essa finalidade. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) em parceria com o Centro Educacional São José Operário.
O equipamento integra a política de assistência social desenvolvida pela gestão do prefeito Edivaldo, voltado para o apoio às famílias com crianças com microcefalia e outras deficiências. No Centro, as famílias aprendem a prática do cuidado consigo e com as crianças, descobrem as potencialidades de seus filhos e também podem ter acesso a programas sociais e benefícios da rede social à qual o equipamento está integrado.
A primeira-dama, Camila Holanda, destacou a importância da instituição para o fortalecimento da política de Assistência Social desenvolvida na gestão do prefeito Edivaldo. "Estamos comemorando o primeiro ano de atividades do Centro-Dia Infantil, uma iniciativa inovadora e que veio em um momento extremamente importante em apoio socioassistencial às crianças com deficiência e suas famílias. Mais uma importante ação executada na gestão do prefeito Edivaldo. Estamos muito felizes com todo o trabalho que é desenvolvido aqui e o resultado tem sido gratificante, pois sentimos a boa receptividade das famílias em participar desse projeto tão importante de orientação, atenção e acolhimento", afirmou Camila Holanda.
Para celebrar o primeiro ano de atividade da Casa, as crianças e suas famílias participaram de uma manhã de interação social com apresentações circenses feitas por crianças participantes do programa Circo Escola, com pintura facial e outras brincadeiras visando à socialização dos envolvidos. Houve ainda o ato simbólico de corte de bolo para comemorar a data.
A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande, ressaltou o caráter social da instituição. "Quero destacar que o Centro-Dia é o primeiro equipamento público no Brasil implantado com esse viés de orientar as famílias que possuem crianças com deficiência, para que não tenham seus direitos violados. O prefeito Edivaldo tem um grande carinho por esse projeto, por entender a magnitude de sua importância e o enorme alcance social da iniciativa", observou Andréia Lauande.
Segundo a secretária, o grande diferencial do Centro-Dia Infantil é o acolhimento, a atenção especial e a articulação com as diferentes políticas assistenciais para a garantia de seus direitos. "Aqui as famílias sentem que não estão sós e sabem que podem encontrar todo o suporte e a orientação necessária para promover a autonomia de seus filhos, além de promover o fortalecimento de vínculos familiares", frisou Andréia Lauande.
Na cerimônia comemorativa foi apresentado o balanço das ações desenvolvidas no primeiro ano de implantação do Centro-Dia Infantil, que atende atualmente 21 crianças, na unidade localizada na Cidade Operária. Nesse primeiro ano de atividades da Casa, as equipes realizaram quase 50 ações de busca ativa, 107 visitas domiciliares a residências de pessoas com deficiência e houve 112 demandas espontâneas em busca dos serviços desenvolvidos pela instituição.
"Além desse trabalho mais técnico com vistas à acessibilidade, inclusão e participação social, realizamos também dezenas de atividades de entretenimento e lazer, destinadas à promoção do fortalecimento de vínculos, da afetividade e da socialização dessas crianças e suas famílias", ressaltou a coordenadora geral da instituição, Maiany Sousa.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
O equipamento é fruto de parceria firmada entre a Semcas e o Instituto Pobres Servos da Divina Providência, contando com cofinanciamento dos governos federal, estadual e municipal. O equipamento é voltado ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos com deficiência, prestando atendimento na área da Assistência Social. O espaço é dotado de total estrutura, onde os serviços são prestados por uma equipe multidisciplinar, capacitada e diferenciada, composta de assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais da competência da Assistência Social, além de cuidadores e auxiliares de cuidadores.
Presentes à cerimônia de comemoração do primeiro ano de fundação da instituição, Gilberto e Danilma Diniz, pais do pequeno João Pedro, 3 anos, uma das crianças atendidas pela Casa, relataram a satisfação de participar do projeto. "Eu fico até emocionada de falar o quão felizes somos em contar com essa iniciativa tão importante para todos nós, que temos filhos com microcefalia. O melhor de tudo foi constatar que não estamos sós e que aqui podemos contar com uma equipe altamente preparada e sempre disposta a nos orientar em todos os aspectos que dizem respeito aos cuidados com nosso filho", disse Danilma Diniz.
A família dos meninos Benjamin, 5 anos, e Artur, 9 anos, ambos com microcefalia atendidos pelo Centro-Dia Infantil, também participa ativamente de todas as atividades promovidas pela instituição. A mãe dos garotes, Ana Amélia Cutrim, relata os benefícios conquistados por seus filhos após integrarem-se às ações da Casa. "São nos pequenos detalhes que percebemos o quanto esse serviço foi crucial para o desenvolvimento dos meus filhos e, também para nos proporcionar mais tranquilidade nos cuidados com eles. Meus filhos adoram participar das atividades aqui, o que lhes possibilitou desenvolver bastante a sociabilidade e a alegria de viver", pontuou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário