quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Materno Infantil é recertificado como Hospital Amigo da Criança


O Hospital Universitário da UFMA, vinculado à Rede Ebserh, está entre as três maternidades recertificadas no Maranhão como Hospital Amigo da Criança. O resultado da avaliação trienal realizada pelo Ministério da Saúde foi divulgado na última sexta-feira, 15, durante reunião na Unidade Materno Infantil.      
A visita das avaliadoras foi realizada em dezembro de 2018 com o objetivo de reavaliar as práticas que estão sendo desenvolvidas. São elas: respeito aos dez passos para o sucesso do aleitamento materno, se o hospital está em conformidade com o Código Internacional de Substitutos do Leite Materno – Lei 11265/2006 (NBCAL), com Cuidado Amigo da Mulher (CAM) e com a permanência da mãe ou do pai e acesso livre de ambos junto ao recém-nascido (PRN). A comissão passou dois dias conferindo de perto a situação em que o hospital se encontra em relação ao que estabelece a Iniciativa Hospital Amigo da Criança- IHAC, fazendo entrevistas com profissionais de saúde, gestantes, mães da UTI neonatal e puérperas.
O hospital conquistou com êxito o recredenciamento por cumprir todos os critérios que o Ministério da Saúde exige, entre eles, os treinamentos para a equipe profissional, os monitoramentos, realização das auto avaliações anualmente, entre outros. A recertificação é válida por três anos.
O presidente do Comitê da IHAC no HU-UFMA, Christyann Lima, destacou que para a sociedade os ganhos são bem maiores no que diz respeito a contínua qualidade do serviço prestado. “Com as práticas incentivadas pela IHAC conseguimos reduzir os índices de mortalidade tanto infantil quanto materna, o que ajuda na melhoria dos indicadores de saúde, principalmente os relacionados ao aleitamento materno”. Lima acrescenta ainda que o monitoramento da política vai continuar sendo realizado, com a formação de um novo comitê que dará continuidade as boas práticas que já vem sendo cumpridas pelo hospital.  
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Hoje, atua também no incentivo ao Cuidado Amigo da Mulher.
O HU-UFMA recebeu da Unicef em 1999 o título de Hospital Amigo da Criança, desde então, adota os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. O hospital Universitário atua também no incentivo ao Cuidado Amigo da Mulher, que inclui boas práticas no parto e no nascimento.   
A reunião contou com a participação da chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Milady Cutrim (representando a gestão do hospital), do presidente do Comitê da IHAC, Christyann Lima e demais membros do Comitê, do chefe da Humanização, José Neres de Souza e duas representantes da Secretaria de Saúde do Departamento de Atenção à Saúde e ao Adolescente- DAST e o Departamento de Saúde da Mulher, Tayara Costa Pereira e Ana Lúcia Carvalho Chaves.
Sobre a Ebserh
Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário