segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Prefeito Edivaldo aponta avanços em São Luís e reafirma a importante parceria com a Câmara

Edivaldo ressalta parceria exitosa com Câmara de Vereadores em abertura dos trabalhos legislativos

Em sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos nesta segunda-feira (4) e conduzida pelo presidente da Casa, vereador Osmar Filho, prefeito Edivaldo destacou a boa relação entre os poderes, apresentou um balanço das ações municipais em diversas áreas e anunciou novas obras para a capital

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior participou, nesta segunda-feira (4), da sessão solene de abertura dos trabalhos da 19ª legislatura do 5º período legislativo da Câmara Municipal de São Luís. O ato foi conduzido pelo novo presidente da Casa, vereador Osmar Filho. Na ocasião, o prefeito Edivaldo apresentou um balanço das ações municipais em diversas áreas, anunciou novas obras para a cidade e destacou a importância da harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo, reiterando seu compromisso de continuar mantendo o diálogo e o respeitoso relacionamento institucional que já é cultivado entre ambos os poderes visando ao bem comum da população e melhorias em favor da cidade.
Em sua mensagem no ato solene, o prefeito Edivaldo desejou sabedoria e sucesso aos vereadores na condução dos trabalhos na legislatura que se inicia na Casa. "A Câmara tem sido uma grande parceira em apoio aos importantes projetos que desenvolvemos em nossa cidade em diversas áreas e que trouxeram mudanças muito positivas para a população. E eu tenho a honra de voltar a esta Casa onde iniciei minha vida pública e reconhecer que muitas das conquistas obtidas pelo município nos últimos seis anos de gestão foram resultado desse importante apoio dos vereadores aos projetos de lei do Executivo, por entenderem que o que é bom para cidade é bom para a população e vice e versa", afirmou Edivaldo, que esteve acompanhado pelo vice-prefeito Julio Pinheiro.
Na solenidade, o prefeito pontuou algumas das ações municipais realizadas com o apoio da Câmara. Edivaldo citou, entre outros projetos, a realização da licitação do transporte público, que foi aprovada por unanimidade na Casa. O projeto culminou na reestruturação de todo o sistema público de transporte da capital, que hoje conta com 638 ônibus novos, sendo 275 veículos climatizados. Edivaldo acrescentou ainda que outro importante projeto para a cidade será encaminhado nos próximos dias à apreciação da Câmara: o projeto do novo Plano Diretor da cidade, cujas audiências públicas para escuta popular encerraram na semana passada.
Ainda no ato solene de abertura dos trabalhos na Câmara, Edivaldo pontuou ainda o pacote de obras de revitalização da região central da capital, como as realizadas no Complexo Deodoro e Rua Grande, além das executadas no largo da Praça Pedro II. Na ocasião, o prefeito anunciou a expansão dos serviços para revitalização do Centro Histórico.
Os novos investimentos, segundo informou o prefeito, serão empreendidos em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para restauração da área, contemplando desta vez obras de revitalização da Praça João Lisboa com o Largo do Carmo e, ainda, a construção de uma nova praça em frente ao Convento das Mercês, sendo esta última também em parceria com a Vale. O prefeito destacou ainda o avanço em outras áreas, como a Educação, por exemplo. Como resultado do trabalho realizado nesta área ele apontou a requalificação de mais de 160 escolas municipais e climatização de cerca de mil salas de aula.
PRODUÇÃO
Apontou também crescimento nas áreas da infraestrutura agrícola, que hoje recebe ações de fomento e apoio a diversas cadeias produtivas. "Estamos dando melhores condições para os agricultores familiares produzirem mais e melhor, com apoio técnico, distribuição de insumos e equipamentos, entre outras formas de fomento. Com essa ação, também estamos levando comida à mesa das famílias em situação de insegurança alimentar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos", disse Edivaldo, ressaltando ainda outras ações que tiveram saldo positivo na gestão, como os setores habitacionais, de saúde, de proteção à criança e inclusão social, a exemplo de projetos como o Centro-Dia Infantil, instituição voltada ao apoio socioassistencial de crianças com deficiência, prioritariamente às nascidas com microcefalia.
"Foram ações realizadas mesmo com a situação de crise que o país vive, mas que continuaremos superando juntos as dificuldades enfrentadas e avançando em todas as áreas", frisou o prefeito Edivaldo.
O novo presidente da Casa, vereador Osmar Filho, reafirmou também o desejo de continuar o equilíbrio que norteou a boa relação institucional de respeito e harmonia entre os poderes Legislativos e Executivos.
"A relação entre a Câmara e a Prefeitura será sempre de muita harmonia respeitando, claro, a independência dos poderes. Vamos pautar temas que venham sempre a contribuir com a cidade, pois a casa comunga com desse objetivo que é contribuir com uma cidade melhor e uma população com melhor qualidade de vida. Também vamos procurar dar um dinamismo maior à gestão, buscando uma interatividade com os cidadãos a fim de aproximar cada vez mais a população da Casa Legislativa e promover uma participação mais ativa nas discussões da câmara, para conscientizá-los que aqui se discute a vida da cidade", observou o Osmar Filho.
O presidente da Câmara anunciou ainda que este ano será comemorado os 400 anos de fundação da Câmara de São Luís, data que será marcada por uma ampla programação de atividades.
Os vereadores foram recebidos em cerimônia realizada no Plenário da Câmara, da qual participaram também secretários municipais, entre outras autoridades locais. Estiveram presentes à solenidade de abertura dos trabalhos da 19ª legislatura do 5º período legislativo da Câmara Municipal de São Luís os secretários municipais Pablo Rebouças (Governo), Ivaldo Rodrigues (Relações Parlamentares), Moacir Feitosa (Educação), Rommeo Amim (Esporte), Nonato Chocolate (Agricultura, Pesca e Abastecimento), Mittyz Rodrigues (Administração), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), Conceição Castro (Comunicação), Marlon Botão (Cultura) e a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário