segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Programação do pré-carnaval da cidade atrai público para Feirinha São Luís neste domingo (17)


Com uma programação cultural diversificada, a Prefeitura atrai o público para o pré-carnaval da Feirinha São Luís, que acontece aos domingos na Praça Benedito Leite, no centro

Presente no domingo das famílias ludovicenses desde 2017, quando foi criada na gestão do prefeito Edivaldo, a Feirinha São Luís se consagrou como um programa que reúne famílias inteiras na Praça Benedito Leite para tomar café, almoçar, ouvir boa música, comprar produtos artesanais e produtos agrícolas. Nesse domingo (17), juntando-se às prévias carnavalescas na cidade, a Feirinha São Luís traz ao público atrações como o Tambor de Crioula Arte Nossa, o Grupo de Capoeira Mara Brasil, os cantores Djalma Chaves e Tássia Campos e o grupo Raíz Tribal. 
A maranhense Clarice Rocha Sampaio mora há mais de 20 anos no Ceará e sempre que vem à São Luís matar a saudade da filha e dos netos, dá uma passada na feirinha para conferir as novidades. "É gostoso demais, lembro que, quando eu era jovem, frequentávamos as praças do Centro Histórico em família e encontrávamos os amigos. Eu sempre que venho na feirinha acabo levando algo que eu nem procurava, mas que acaba me encantando, como hoje que achei turbantes coloridos e prontos para enfeitar a cabeça. Sem falar nas comidas típicas. Eu me esbaldo", garante com muita alegria, dona Clarice de 78 anos.
Com 200 permissionários cadastrados para exporem e comercializarem seus produtos em barracas e foodtrucks, a Feirinha São Luís é dividida entre setores que agregam gastronomia, artesanato, cultura e produtos agroecológicos. sempre pensando em trazer inovação ao público, podem ser encontrados ainda os serviços de massagem, ou tranças afro, e até drinks ou bebidas artesanais.
O secretário Municipal de Relações Parlamentares, Ivaldo Rodrigues, explica que a democratização em oferta de produtos e serviços agrega valor para o evento e para a cidade. "Consolidamos a Feirinha São Luís como polo de geração de emprego e renda, somando para a gestão o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na etapa Estadual pela categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual. São opções diversas para o público, em setores que se desmembram e abraçam outras categorias de empreendimentos, gerando um bom fluxo de frequentadores desse projeto", destaca Ivaldo.
A Feirinha passou a fazer parte do roteiro turístico de São Luís. Neste período de realização, a venda de produtos possibilitou a circulação de capital da ordem de R$ 24 milhões.
Alef Carvalho mora no bairro São Francisco e foi com a esposa e sua filha de quase 2 anos, Sophia Araújo. "A Feirinha é um ambiente familiar onde encontramos boa música e boa comida. Estávamos procurando um lugar para comer coxinha de caranguejo e encontramos aqui na feirinha que é bem perto da nossa casa, foi uma grata surpresa", disse Alef.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL 
A programação cultural na Feirinha funciona como grande agente agregador e de grande atrativo turístico. Mais de 500 grupos culturais, entre eles nomes expressivos da cultura popular, do bumba meu boi, tambor de crioula, capoeira, danças do cacuriá, entre outros, além dos shows musicais fizeram parte da programação do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário