sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Sálvio Dino ministrará palestra sobre os 184 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão

Sálvio Dino ministrará palestra sobre os 184 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão
Jornalista, advogado, escritor, ex-deputado estadual, membro das Academias Maranhense, Imperatrizense e Grajauense de Letras, Sálvio Dino, pai do governador Flávio Dino (PCdoB), esteve, na tarde desta sexta-feira, na Assembleia Legislativa, para conhecer o acervo de obras raras encontradas durante o processo de restauração de documentos manuscritos e impressos do Legislativo Estadual. Na próxima segunda-feira (25), ele proferirá palestra, no Salão Nobre da Casa do Povo, sobre o tema  “184 anos do Poder Legislativo e a importância histórica das obras raras encontradas no Parlamento”. O convite partiu do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PC do B).
O tema da palestra tem como base, além da comemoração pelos 184 anos de fundação da AL, o Dia do Poder Legislativo e a abertura da exposição “Memorial do Legislativo Maranhense”. Dino abordará a importância histórica de 13 obras raras que compõem o projeto “Memorial do Legislativo Maranhense”.    
Sálvio Dino esteve no gabinete da Presidência da AL, onde foi recebido pelos diretores Valney  Pereira (Geral) e Antino Noleto (Administração), além da equipe de Documentação e Registro, dirigida por Simone Limeira e outros assessores da casa legislativa.
Manuseou as peças que compõem o acervo da exposição e disse estar lisonjeado. “Estou rejuvenescido, muito feliz em poder voltar a esta casa. Quero louvar a iniciativa do presidente Othelino Neto, um jovem de visão. Essa ação significa  um trabalho voltado para o futuro, para as novas gerações, que terão a oportunidade de conhecer o passado da Assembleia Legislativa”, disse Sálvio Dino.
Mulheres no Parlamento  
Numa descontraída conversa, disse aos interlocutores que projeta escrever uma obra sobre a participação das mulheres no Parlamento. “Elas ainda são discriminadas. Só vieram participar ativamente da vida pública a partir de 1932, quando Getúlio Vargas instituiu o voto secreto e o voto feminino. No Maranhão, tivemos como primeiras parlamentares, na eleição daquele ano, Rosa Castro e Zuleide Bogéa. Depois,  na década de 1940, Dalva Bacelar”, afirmou.
Disse ainda ter ficado satisfeito com os avanços conquistados pela mulher, ao destacar que, hoje, são 8 parlamentares na Assembleia  Legislativa, sendo que, do total, seis estão ocupando cargos na Mesa Diretora. Para ele, isso representa um grande salto para  a mulher na política do Maranhão.
Raridades
Dentre as raridades, que datam de 1894 a 1953, foram descobertos registros de atas, expedientes, sessões extraordinárias, atividades parlamentares e leis estaduais relevantes. O material histórico já passou por limpeza, higienização, catalogação e encontra-se em fase de digitalização. “Tivemos o cuidado de manter tudo 100% original, pois são peças que fazem parte da história do Maranhão”, explicou  o diretor de Administração da AL, Antino Noleto.
O diretor geral da AL, Valney Pereira, destacou a importância da data e acrescentou que o arquivo contém dados importantes e históricos a respeito do Maranhão. Daí a necessidade de preservação, em formato digital, conforme determinação do presidente Othelino Neto.
Dentre as peças descobertas, a pesquisa detectou nove livros centenários, considerados raros, sendo dois com registros de leis estaduais, sete atas contendo informações de sessões ordinárias, extraordinárias e atividades parlamentares e mais quatro livros do Império, datados do século XIX.
 O acervo mostrou um livro de leis estaduais, volume único, com 172 páginas escritas a mão, que traz a descrição de leis estaduais de 1889 a 1902. No mesmo livro, houve outra descoberta: o registro da Lei 294, de 15 de abril de 1901, que criou a primeira seção do Corpo de Bombeiros para extinção de incêndios na capital.
O processo de restauração do arquivo revelou, ainda, obras valiosas, como o livro “Império do Brasil: leis e decretos”, de 1833, com 560 páginas; uma coleção de decisões do governo brasileiro da época, com o mesmo título, e outro livro do Império de 1854, que também guarda uma coletânea das decisões do governo.
Carreira
Sálvio Dino iniciou a carreira política em 1954, ao ser eleito vereador de São Luís, sendo reeleito em 1958. Foi eleito deputado estadual em 1962. Em 1964, teve seus direitos políticos cassados.
 Voltou à política em 1974, ao ser eleito deputado. Nas eleições de 1988, foi eleito prefeito de João Lisboa pelo PFL. Nas eleições de 1996, candidatou-se a prefeito de João Lisboa, sendo eleito para o segundo mandato.
1 / 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário