segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Sebrae prepara empreendedores para oportunidades do Carnaval

O empresário Wellerson Batista, o Goiano, exibe orgulhoso a nova fachada do seu restaurante que está preparado para receber os turistas durante o carnaval.



Negócios e oportunidades criados pelo Carnaval permitem que o empreendedor amplie seu faturamento neste período

O carnaval é considerado por muitos como uma das épocas mais animadas do ano. E os preparativos para as festividades, que este ano acontecem logo no comecinho de março, começam bem antes das comemorações dos foliões.

Oficialmente serão quatro dias de folia, e os brincantes experientes embarcam para os carnavais mais famosos nesta temporada. No Maranhão, a cidade de Pinheiro, localizado na região norte da baixada maranhense, recebe milhares de foliões vindos de todo estado e até de fora dele. Para muitos a cidade tem um dos melhores carnavais do estado.

A “princesinha da baixada” como é conhecida, possui uma beleza exuberante, ornada pelos campos alagados envoltos pelo rio Pericumã. O turismo na cidade ganha força na temporada de carnaval e outros atrativos, além dos naturais, encantam os visitantes.

Pensando nisso, o comércio local se organiza para receber os turistas. Hotéis, pousadas, restaurantes e outras empresas que possuem seus produtos e serviços ligados direta ou indiretamente com a folia de momo, enxergam na data uma possibilidade de aumento exponencial no seu faturamento.
Goiano mostra que está preparado para comandar a churrasqueira e garante que todos irão saborear um delicioso churrasquinho nesse carnaval.
O empresário Wellerson Batista, conhecido na cidade e na região como Goiano é um exemplo. Atuando há cerca de dois anos no mercado de alimentação, Goiano é proprietário de dois pequenos restaurantes, onde a especialidade são os populares churrasquinhos. O empresário já está se preparando para a demanda, que segundo ele, cresce bastante nesse período.

A expectativa do empresário é que o seu faturamento dobre durante os dias de folia, saltando de 500 espetinhos vendidos normalmente, para mais de 1.000 unidades/dia. Goiano projeta que comercializará mais de 6.000 espetinhos durante o carnaval. Os pratos variam entre R$ 10,00 (dez reais) e R$ 12,00 (doze reais).

“Eu estou me preparando com antecedência, pois o acompanhamento do Sebrae me ensinou que eu precisava me antecipar e chegar no período do carnaval preparado para atender a demanda, não apenas dos turistas, mas também dos moradores locais que não irão deixar de procurar meu estabelecimento. Vou inclusive contratar mão de obra temporária para o período, ampliando a minha equipe, que já tem 15 pessoas, para cerca de 25 colaboradores”, disse Wellerson.

Com a chegada dessa época, o Sebrae, por meio da Unidade Regional em Pinheiro, realiza um trabalho mais focado nesse público, movimentando comerciantes e empreendedores com realização de oficinas, capacitações e consultorias nos mais diversos segmentos.

“O Sebrae trabalha com planejamento e o exemplo disso é a programação com capacitações que elaboramos para o carnaval desse ano, onde além das nossas consultorias e o acompanhamento que já vem sendo feito com diversas empresas, irá capacitar por meio do “Carnaval de Oportunidades”, capacitando inúmeros empreendedores e potenciais empreendedores de Pinheiro e nas regiões da baixada e do litoral ocidental”, garantiu Graça Fernandes, gerente regional do Sebrae em Pinheiro.

CARNAVAL DE OPORTUNIDADES
O Carnaval de Oportunidades foi criado pelo Sebrae Maranhão e este ano será realizado em quatro cidades das regiões da baixada e do litoral ocidental maranhense. Os municípios de Pinheiro, Cururupu, Guimarães e Bequimão são reconhecidos dentro e fora do Maranhão pela tradição em realizar a folia de momo e por isso, eles foram os escolhidos para receber a ação.

Em parceria com as prefeituras municipais e as salas do empreendedor, o Sebrae, por meio de sua Unidade Regional de Pinheiro, realizará em cada local três dias de capacitações, voltadas para os segmentos da gastronomia - com oficinas de comidas regionais e drinks para o carnaval – beleza – com a realização de oficinas de penteados rápidos e maquiagem festiva – e gestão, que terá ações de capacitação para empreendedores e potenciais empreendedores nas áreas de atendimento ao cliente e oportunidades de negócios no carnaval.

O Sebrae Maranhão programou diversas capacitações visando atender os empresários que atuam no período do carnaval
As ações estão programadas para acontecer no período de 19 a 22 de fevereiro de maneira simultânea nos quarto municípios da região da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense.

PROGRAMAÇÃO
Carnaval de Oportunidades (Baixada e Litoral Ocidental)

Dia 19/02/19
Pinheiro
08h às 12h e das 14h às 18h – Oficina de Beleza (Penteados rápidos e maquiagem)
Cururupu
08h às 12h e das 14h às 18h – Oficina de Gastronomia (Cardápio da Folia e Drinks)
Guimarães
08h às 12h e das 14h às 18h – Oficina de Gestão (Atendimento ao cliente e oportunidades de negócios)

Dia 20/02/19
Bequimão
14h às 18h – Oficina de Gestão (Atendimento de Excelência)
Pinheiro
19h30 – Oficina de Gestão (Atendimento ao cliente e oportunidades de negócios)
Cururupu
08h às 12h e das 14h às 18h – Oficina de Beleza (Penteados rápidos e maquiagem)
Guimarães
08h às 12h e das 14h às 18h – Oficina de Gastronomia (Cardápio da Folia e Drinks)

Dia 21/02/19
Pinheiro
08h às 12h e das 14h às 18h – Oficina de Gastronomia (Cardápio da Folia e Drinks)
Cururupu
08h às 12h e das 14h às 18h - Oficina de Gestão (Atendimento ao cliente e oportunidades de negócios)
Guimarães
08h às 12h e das 14h às 18h - Oficina de Beleza (Penteados rápidos e maquiagem)

Dia 22/02/19
Bequimão
08h às 12h e das 14h às 18h – Oficina de Beleza (Penteados rápidos e maquiagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário