segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Sport Club Tesourão, da Liberdade, coleciona títulos e faz história no futebol amador

Com passado glorioso, time sempre foi celeiro de craques e hoje mantém atividades na categoria master
Sport Club Tesourão, que disputa amistosos na categoria master, com jogadores acima de 40 anos
Há 16 anos, começava uma das trajetórias mais vitoriosas de um time de futebol amador em São Luís. Formado por jovens apaixonados por bola e com talento de sobra para tornar a equipe competitiva, o Sport Club Tesourão, do bairro Liberdade, despontou, ao longo do tempo, como um verdadeiro colecionador de títulos, para alegria dos seus atletas e da legião de admiradores que o time conquistou. Hoje, os craques do Tesourão já ingressaram na maturidade, mas não perderam o entusiasmo pelo esporte e, sempre que podem, disputam partidas amistosas e competições na categoria master, com o espírito vencedor de sempre.
A trajetória gloriosa do Tesourão – que contabiliza nada menos do que 12 títulos, somando futebol de campo, praia e futsal – começou em meados de 2003, após a desistência do HBAYANO, lendário time de futebol da Liberdade, de disputar o campeonato de praia do bairro, no mesmo ano. Com a ausência do HBAYANO na competição, o desportista Ronilson Amorim resolveu trazer de volta uma equipe que fez muito sucesso nos anos 80 e que fez parte da história do futebol de campo da Liberdade e que depois virou LEC. Ao refundar o Sport Club Tesourão, Ronilson foi logo alçado ao posto de presidente.
Disposto a montar uma equipe organizada e focada em conquistas, Ronilson arregimentou uma diretoria formada por parceiros como Cláudio (Cacá), Garcez (o Sula) e Teixeira (Neto). O primeiro desafio foi planejar a participação do time no campeonato de praia da Liberdade de 2003. Após comprarem a equipagem (uniforme), os dirigentes foram garimpar jogadores na comunidade. Ronilson convidou alguns atletas que jogavam com ele no HBAYANO. “Estava tudo certo, até que o então responsável pelo HBAYANO resolveu, de última hora, inscrever o time na competição e, com isso, levou os jogadores que eu havia convidado, à exceção de alguns que preferiram continuar comigo por consideração e por acreditarem na nova equipe”, recorda o presidente.
Time do Tesourão conquista mais um título em final disputada no Estádio Nhozinho Santos
Com a perda dos atletas que já estavam inscritos, Ronilson se viu obrigado a substituí-los. Para suprir as ausências, ele mirou a geração mais jovem, que ainda estava em busca de espaço no futebol da Liberdade. Nomes como Laércio, Leandro, Carioca, Dondonga e Kpu foram mesclados com atletas mais experientes, entre eles Roxo, Rui, Hamilton, Canetão, Jorginho, Tico, Jabota, Ronaldo (goleiro), Jorge (Carvoeiro), Lucas (Seu Tico) e, claro, Ronilson, Panta, Totó, Roberto, Narcísio, Roberto Franz, Ricardo e Fabinho, todos sob o comando do técnico César, o Patinho.
De forma surpreendente, o Tesourão venceu os três jogos da primeira fase e classificou-se para as oitavas, conquistando novo triunfo, por 2 x 0. Nas quartas-de-final, derrotou o adversário por 1 x 0 e, nas semi-finais, mais uma vitória, dessa vez por 2 x 1. “Estávamos classificados para a grande final, que, por uma grande ironia, seria contra o HBAYANO, time que defendi por muito tempo e pelo qual fui campeão e artilheiro do mesmo campeonato”, relembra Ronilton Amorim.
O presidente recorda, ainda, que o adversário da final tinha um time muito bom, com atletas de alto nível. Um dos destaques era o atacante Cleiton Dias, um dos melhores com quem ele havia jogado. Somado aos demais atletas, o HBAYANO era formado por um grande elenco.
A final
O Tesourão saiu perdendo na final. Com um golaço do garoto Alan, grande descoberta do senhor Anilson Dias, que começava a despontar no futebol, para depois tornar-se o melhor jogador da sua geração, o HBAYANO abriu o placar. O time de Ronilson foi buscar o empate em um lance iniciado pelo lateral Leandro, que com uma jogado de linha de fundo encontrou Roxo, eleito melhor jogador da partida. Com um chute indefensável, o atacante igualou o placar, pouco antes do fim do primeiro tempo.
A segunda etapa começou tensa, com algumas jogadas ríspidas, mas sem causar lesão em nenhum atleta. Até surgir, mais uma vez, a figura do moleque Alan, que marcou o seu segundo gol na partida, dando o título ao HBAYANO naquele momento. O jogo já se encaminhava para o fim quando, em uma jogada espetacular de Roxo, melhor jogador da nossa equipe, conseguimos um escanteio. Praticamente o ultimo lance da partida. Então, Roxo caminha para cobrar o escanteio. Nervos à flor da pele de ambas as partes. De repente, aparece um nome que até então fazia uma atuação discreta na partida, mas que soube fazer jus ao título de melhor centroavante da Liberdade. Aproveitando o escanteio, que pareceu ter sido batido com as mãos, de tão perfeito que foi, e usando sua arma mais fatal, seu Tico usa o seu enorme arsenal futebolístico e, de cabeça, decreta o empate. “Foi um momento único e inesquecível para a grande história do Sport Club Tesourão”, destaca Ronilson.
Alunos da escolinha de futsal do Tesourão, que feve retomar atividades em 2020
Após soar o apito final, o título seria decidido nos pênaltis. O presidente recorda uma cena que viu momentos antes do início das cobranças, que, segundo ele, lhe deu a certeza de que seu se sagraria campeão. “Estava no olhar de todos a vontade e o querer vencer, o que contagiou até o mais pessimista. Não deu outra: na disputa por pênaltis, o Sport Club Tesourão levou a melhor. Após cobranças perfeitas dos seus companheiros e uma defesa heroica do goleiro Ronaldo, coube a Fábio Henrique, o Carioca, a missão de cobrar a última penalidade. Nervosismo à parte, o jovem atleta, que até pouco antes era só mais um torcedor, converteu sua cobrança e deu números finais ao confronto, garantindo o título para a sua equipe, montada apenas um mês antes.
Naquele mesmo ano, o Tesourão foi campeão de outras duas competições. Ronilson lembra que em 15 anos, o time conquistou 12 títulos, somados os da escolinha de futsal, atualmente paralisada por falta de recursos, com previsão de retomar as atividades em 2020.
O Sport Club Tesourão segue sua trajetória, seja em campo, na praia ou nas quadras. Hoje, a equipe de futebol disputa a categoria master, com atletas acima de 40 anos, e faz jogos amistosos em São Luís. Os dirigentes do time pretendem, futuramente, jogar na Baixada Maranhense.
A atual diretoria é composta por Carneiro, Sami 2000, Urubatan, Narcísio, Cacá, Robert Franz e Sula, com apoio do vereador Cézar Bombeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário