sexta-feira, 22 de março de 2019

Governo do Estado promove ações de fortalecimento de grupos de catadores de materiais recicláveis

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidaria (Setres), realizou ao longo da semana em vários municípios, oficinas de diagnostico situacional dos grupos de coleta seletiva no Maranhão. O objetivo desta ação, que é realizada por meio do projeto Pró-Catadores, é o levantamento das demandas reais do seguimento, para a formação de um plano estadual de desenvolvimento dos grupos de catadores.
O levantamento integra as ações desenvolvidas pela Setres para ampliação das politicas públicas para o fortalecimento dos grupos e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, com foco no empreendedorismo para a geração de trabalho e renda nestas entidades.
Em São Luís, a ação foi realizada nesta quinta-feira (21), na sede do Centro de Referência Estadual de Economia Solidária (Cresol), e reuniu mais de 20 pessoas representantes de grupos de catadores da capital.
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves destacou a importância do levantamento e, principalmente do trabalho desenvolvido pelos grupos de catadores como alternativa para a geração de renda no estado.
“Este é um trabalho valoroso que, além de gerar renda, cuida do meio ambiente e do bem estar social. Neste cenário atual no país de precarização do emprego formal, o cooperativismo e associativismo é uma alternativa para a geração de trabalho. Com o Pró-Catadores, nossa meta é promover o fortalecimento destes grupos como uma potencialidade econômica e social de desenvolvimento e promoção de trabalho e renda no estado’’, ressaltou.
Maria Castro, presidente da Cooperativa de Resíduos Sólidos de São Luís (COOPRESL) destacou a importância da oficina, bem como das demais ações do Governo do Estado para o seguimento. “Estamos recebendo uma força muito grande, por parte da Setres para o desenvolvimento dos grupos de catadores. Temos recebido uma assistência diferenciada para o nosso crescimento”, contou.
O diagnóstico está sendo consolidado com base no acompanhamento e encontros regionais realizados com pessoas que tem a coleta a seletiva como sua principal fonte de renda. As ações estão acontecendo nos 15 municípios atendidos pelo Projeto Pró-Catadores: São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Tutóia, Barreirinhas, Viana, Santa Luzia do Tide, Santa Inês, Balsas, Bacabal, Codó, Caxias, Imperatriz, Açailândia e Chapadinha.
“Nesta primeira edição do projeto, priorizamos estas cidades onde têm uma grande predominância de grupos e famílias tirando o seu sustento dos aterros sanitários”, destaca Nilce Cardoso, secretária Adjunta da Economia Solidária.
Com base nessas informações levantadas com os grupos de catadores, a Setres, proverá medidas para implementação das políticas públicas de fortalecimento do empreendedorismo voltado para os catadores de resíduos sólidos. Por meio do projeto Pró-Catadores, os empreendimentos vão receber formações e capacitações para a gestão e desenvolvimento de grupos produtivos, assim também, como os equipamentos necessários pra o trabalho e manejo na coleta seletiva.
Pró-Catadores
O projeto Pró-catadores é desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária, em parcerias com outros órgãos da gestão estadual, visando a geração de trabalho e renda, por meio do desenvolvimento dos grupos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis. O projeto promove a articulação destes catadores em redes de cooperação e comercialização de produtos, estimulando a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e promovendo a inserção social e cidadã destes, com vistas à superação da situação da pobreza extrema e da degradação ambiental no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário