quarta-feira, 20 de março de 2019

Governo proporciona formação ampliada a oficiais da Polícia Militar

Fortalecer o processo de ensino-aprendizagem na área da segurança pública e aprimorar a qualidade do serviço realizado pela Polícia Militar à população maranhense. Esse é o objetivo do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública oferecido a capitães da militar, que iniciou esta semana e terá duração de seis meses. Com a formação, os militares participantes terão acesso ao título de especialização lato sensu na área de estudo e estarão habilitados a ascender ao posto de major. Um total de 40 oficiais integram as turmas da pós-graduação.
“A formação do policial militar é sempre importante, pois representa crescimento profissional e pessoal, além de contribuir para que um melhor e mais eficaz serviço de segurança seja prestado à sociedade. Essa especialização é voltada para oficiais e após a formação, teremos um núcleo ainda mais qualificado para as ações de segurança pública”, pontuou o comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), coronel Raimundo Nonato Santos Sá.
A pós-graduação é realizada em turmas com aulas pela manhã e tarde, de segunda a sexta-feira e estágios aos finais de semana. O curso é composto por 700 horas/aulas, com 21 disciplinas e em regime integral, tendo a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) como parceiros na aplicação das aulas ministradas por professores doutores, mestres e especialistas destas instituições, além também da própria APMGD.  “É mais um avanço na área de ensino da corporação e que reforça a parceria com as universidades”, pontua Raimundo Sá.
Durante o curso os capitães participarão de uma visita de análise prática e técnica em uma Polícia Militar de outro estado da federação. A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos requisitos para a aprovação no curso e deve ser apresentado na última semana da especialização. As aulas são ministradas na sede da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias.
Formação
A Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias recebe cadetes que estão no Curso de Formação de Oficiais (CFO), com duração de quatro anos. Após conclusão são declarados Aspirantes a Oficial da Polícia Militar e recebem certificado de Bacharel em Segurança Pública pela UEMA. A partir de procedimento de formação e permanência na patente, ascendem a tenente, capitão e por critério de antiguidade se tornam aptos a realizar o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública. A formação é oferecido uma vez ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário