sexta-feira, 1 de março de 2019

PROFMAT – UEMA REALIZA AULA INAUGURAL 2019


O Mestrado Profissional em Matemática em Rede da UEMA (PROFMAT – UEMA) realizou aula inaugural da turma 2019, hoje 1º de março. Após o aumento de vagas em decorrência da alta procura pelo curso o programa este ano conta com a maior turma desde o início do PROFMAT – UEMA em 2016. Nesta última edição do processo seletivo o número de vagas foi ampliado para 25 e contou com 404 inscritos.Na aula inaugural o coordenador do curso, prof. Dr. João Coelho, apresentou os objetivos, desafios e normas do Mestrado Profissional em Matemática, segundo ele o PROFMAT tem o desafio de elevar os índices de educação na área de Ciências e Matemática. O Brasil em 2018 entrou para o grupo V da União Internacional da Matemática (International Mathematical Union – IMU), o grupo da elite mundial da Matemática, formado por Alemanha, Brasil, Canadá, China, EUA, França, Israel, Inglaterra, Itália, Japão e Rússia, no entanto, na prova do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que avalia o desempenho dos alunos da Educação Básica em Linguagem, Ciências e Matemática, o Brasil é 65º de um grupo de 70 países, no quesito Matemática. Números idênticos ocorrem com o Índice de Desenvolvimentoda Educação Básica (IDEB).
Ainda durante a aula inaugural, a prof.ª Dra. Lélia de Oliveira Cruz e a prof.ª Dra. Celina Amélia da Silva ministraram a palestra Formação do Professor de Matemática: das expectativas ao desenvolvimento profissional. Discutindo a importância da construção de uma identidade profissional dentro da docência, um dos pré-requisitos necessários para assumir e permanecer na profissão, bem como, orientar o desenvolvimento profissional. No decorrer da palestra, os mestrandos fizeram relatos do seu percurso profissional e da motivação para a escolha e ingresso no PROFMAT.

O aluno Gilberto Ferreira de Sousa da turma 2019, ex-trabalhador rural, filho de pais analfabetos e teve acesso a escola somente após os 15 anos, hoje professor de Matemática pela Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC), afirmou que está fazendo o curso para ensinar melhor e o curso de mestrado em Matemática é um desafio e afirmou que faz o que gosta para não precisar trabalhar, comungando com Confúcio, que disse: “quem faz o que gosta não precisa trabalhar”.
O PROFMAT-UEMA faz parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em colaboração com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e Instituto de Matemática Pura e aplicada (IMPA), cujo objetivo é a valorização do profissional de matemática, além de  proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a de professores das escolas publicas.

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