quinta-feira, 14 de março de 2019

Sedes orienta servidores para hábitos alimentares saudáveis

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) participou da programação oferecida aos colaboradores do Governo do Estado nessa quarta-feira (13). A ação, realizada no hall do Palácio Henrique La Rocque, contou com avaliação, orientação nutricional e degustação de frutas e sucos saudáveis.
As atividades são uma maneira de avaliar e alertar para os riscos à saúde ocasionados pelo sedentarismo e pela ingestão errada dos alimentos. Como órgão responsável pelas ações de Segurança Alimentar e Nutricional do estado, a Sedes tem convênio com universidades da capital para a prática de estágio em nutrição, o que contribui para expandir os atendimentos na área.
Para a estudante da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Ana Vanessa Lima, a orientação oferecida pelos 21 estudantes do curso de Nutrição de universidades e faculdades de São Luís é importante, também, pelo aspecto preventivo.
“Muitos veem como tabu a questão da altura e peso, perseguindo um estereótipo que nem sempre é o correto para aquela pessoa, pois isso diversos fatores têm devem ser levados em consideração”, comentou.
“Ações como essas são muitos importantes pois geralmente as pessoas atendidas não tem tempo, somente procuram orientação nutricional para medicação ou quando está com um problema muito grave. Nutrição é mais que isso, é principalmente prevenção”, explicou a estagiária da Sedes.
Após medir a pressão arterial e calcular o peso ideal pelo IMC (Índice de Massa Corporal), Telma de Jesus, funcionária da Sinfra, explicou os cuidados que tem tido com a sua saúde.
“Sou infartada e tenho diabetes, não posso deixar de me cuidar. Toda vez que tem algo relacionado à saúde eu tento participar, pois sempre temos algo a aprender e botar em prática para ter uma vida mais saudável”, reforçou a servidora estadual.
A programação contou ainda com roda de conversa sobre alimentação saudável ministrada pela nutricionista Mayra Veiga. As ações seguem até o dia 21 de março com realização da Segep em parceria com diversas secretarias e entidades.
Confira programação completa:
14 de março
Orientação ergonômica, relaxamento corporal e ginástica laboral
Local: Segov – Praça Dom Pedro II s/n Centro – das 8 às 12 horas

Dia 15 de março
Ação de Saúde com Reiki, Massoterapia e Auriculoterapia
Local: Segep – Edifício Clodomir Milet, 5. Andar – das 9 às 16 horas

Dia 18 de março
Roda de Conversa “Diálogo sobre a Violência contra a Mulher – Lei do Feminicidio n. 2.848/40”
Local: Agerp – Rua da Cruz, 43 – Centro – às 17 horas

Dias 19, 20 e 21 de março
Orientação ergonômica, relaxamento corporal e ginástica laboral
Local: Fapema – Rua Perdizes, n. 5 – Jardim Renascença II – das 14 às 18 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário