sexta-feira, 26 de abril de 2019

“Além de pavimentar nossa rua, nos ensina uma profissão”, diz morador do Mutirão Rua Digna

Rua Digna no bairro Santo Antônio
O Governo do Maranhão concluiu mais uma etapa do Mutirão Rua Digna, programa de pavimentação e obras de infraestrutura em vias dos municípios da Grande Ilha e das 30 cidades do Plano Mais IDH.

Desta vez, 240 famílias em três localidades do bairro Santo Antônio, na capital maranhense, foram beneficiadas. As ruas Boa Esperança, Alto Militar e Travessa do Cajueiro, receberam pavimentação com bloquetes, numa extensão de 1.314 metros quadrados.

Os trabalhadores contratados para fazer a obra são moradores do próprio bairro e receberam qualificação técnica para realização da obra.

Para o jovem Janderson Albuquerque, de 26 anos, além de garantir o fim da poeira e da lama em sua comunidade, a obra do governo ajuda a qualificar mão de obra e gerar renda para as famílias.

“Além de ajudar a comunidade, isso nos ajuda a trabalhar com serviço de assentamento de bloquete. Aprendemos um novo ofício, ganhamos uma renda extra, ao mesmo tempo em que trabalhamos para que nossa própria comunidade tenha uma rua por onde possa trafegar com tranquilidade, sem a lama costumeira do inverno”, diz.

Coordenado pela Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), o Programa Rua Digna está investindo R$ 34,9 milhões nos municípios da Grande Ilha e nas cidades que fazem parte do Plano Mais IDH.

Fim da lama e da poeira

Para o estudante universitário Thales Silva, que mora em uma das ruas recuperadas no Santo Antônio, o trabalho melhora a mobilidade, gera emprego e resgata a dignidade dos moradores.

Thales Silva: Obra livrou a população da rotina de poeira e lama (Foto: Karlos Geromy)

“A rua nunca tinha passado por um processo de manutenção antes, ou vivíamos na lama ou na poeira. Muitas vezes, a rua ficava intrafegável e nem mesmo os carros passavam e os pedestres não tinham calçada. Outra coisa grave que enfrentávamos eram os problemas de saúde das crianças, muitas viviam com problemas pulmonares”, conta o estudante.

Para o secretário de Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves, o programa tem uma dimensão plural: “Nossa prioridade é ampliar a oportunidade de trabalho nas regiões que mais sofrem com o desaquecimento da construção civil. O programa tem esse grande mérito de garantir pavimentação de ruas e oportunidade de trabalho para pessoas que vivem nas próprias comunidades, além do aquecimento do comércio local”.

Mais Ruas Dignas 

O governador Flávio Dino anunciou novo edital de ampliação do Rua Digna, com inclusão de mais cidades e recursos. A Setres deverá lançar a nova etapa do programa já em maio.

“Com o novo edital, vamos concluir a implantação do programa nas cidades do Mais IDH e ampliar para outros municípios. O edital deve ser lançado no mês que vem, com início das obras até outubro”, explica o secretário Jowberth Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário