segunda-feira, 8 de abril de 2019

Apoio do governo gera novas perspectivas a catadores



Projeto auxilia catadores 

“Essa é uma força que vai trazer mais segurança e crescimento no trabalho que nós fazemos. Se a gente se unir e se organizar, o governo vai nos ajudar a crescer”. A fala empolgada é de José Lima, 68 anos, que há mais de 10 anos trabalha em uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis do município de Imperatriz.

José Lima é uma das centenas de pessoas que estão sendo beneficiadas com as ações de acompanhamento e apoio do projeto Pró-Catador, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidaria (Setres). A inciativa tem como objetivo, ampliar a geração de renda nas cooperativas e grupos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis no estado.

Inicialmente, o projeto acontece nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Tutóia, Barreirinhas, Viana, Santa Luzia do Tide, Santa Inês, Balsas, Bacabal, Codó, Caxias, Imperatriz, Açailândia e Chapadinha. Os municípios foram definidos por já contar com vários grupos de catadores de matérias recicláveis, como explica a secretária adjunta de Economia Solidária, Nilce Cardoso. “Nesta primeira edição do projeto, priorizamos estas cidades onde têm uma grande predominância de grupos e famílias tirando o seu sustento dos aterros sanitários”, destacou.

Por meio do Pró-Catador, cooperativas de materiais recicláveis dos municípios atendidos pelo projeto, vão receber formações e capacitações para a gestão e desenvolvimento de grupos produtivos, assim também como equipamentos necessários para o trabalho e manejo na coleta seletiva, como Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e maquinários específicos.

Na Ilha de São Luís, o projeto acompanha três cooperativas. Uma delas é a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Paço do Lumiar (Coopcare), localizada na rodovia MA- 204, no município de Paço do Lumiar.

Projeto auxilia catadores (Foto: Divulgação).

Um dos fundadores da cooperativa, Valdemilson Santos, 58 anos, mostra com orgulho, o trabalho desenvolvido pelo empreendimento e fala sobre as perspectivas de desenvolvimento a partir dos conhecimentos e equipamentos ofertados pelo projeto Pró-Catador. “Com as capacitações aprendemos mais sobre a tecnologia da reciclagem. Com a chegada dos equipamentos, vai facilitar ainda mais a nossa vida, porque vamos prensar, organizar o material e poder vender por um preço melhor; isso vai gerar mais renda para nós da cooperativa”, ressalta.

A presidente da Coopcare, Deusiane Santos, relata que os equipamentos do projeto Pró-Catador vai melhorar o processo de produção da cooperativa, que atualmente é realizado de forma totalmente manual, o que dificulta a comercialização. “Com os equipamentos que vamos receber do projeto Pró-Catador, vamos melhorar nossa produção e agregar valor ao nosso trabalho. Com isso, teremos mais condições de negociar com compradores e obter mais lucro para todos os cooperados”, destaca.

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos grupos de catadores como alternativa para a geração de renda no estado, bem como a relevância do projeto Pró-Catador nesse contexto. “Este é um trabalho valoroso que, além de gerar renda, cuida do meio ambiente e do bem estar social. Neste cenário atual no país de precarização do emprego formal, o cooperativismo e associativismo é uma alternativa para a geração de trabalho. Com o Pró-Catador, nossa meta é promover o fortalecimento destes grupos como uma potencialidade econômica e social de desenvolvimento e promoção de trabalho e renda no estado’’, ressaltou.

Projeto auxilia catadores (Foto: Divulgação).

Encontros regionais

Açailândia, Imperatriz, Codó e São Luís, reunindo os municípios da Grande Ilha, sediaram, durante o mês de março, os encontros regionais do projeto Pró-Catador, que teve como objetivo, a apresentação de diagnóstico situacional e demandas reais dos catadores de resíduos sólidos. “Por meio desta ação, estamos estimulando a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e promovendo a inserção social e cidadã destes catadores, com vista na superação da situação da pobreza extrema e da degradação ambiental”, explica a secretária adjunta Nilce Cardoso.

A partir dos encontros regionais, foi pautada a necessidade de articulações com prefeituras e câmara de vereadores, destes municípios, no intuito de firmar parcerias para a implementação das ações do projeto, bem como a sensibilização da população sobre a importância das práticas.

Maria Castro, presidente da Cooperativa de Resíduos Sólidos de São Luís (Coopresl), participou do encontro regional de São Luís e destaca a importância das ações do Governo do Estado para o seguimento, a partir do projeto Pró-Catador. “Estamos recebendo uma força muito grande para o desenvolvimento dos grupos de catadores, por parte da Setres. Temos recebido uma assistência diferenciada que está favorecendo o nosso crescimento”, comemora.

Em Itapecuru, a Setres participou, na semana passada, de audiência pública para implantação da Teia Estadual de Sustentabilidade, que visa a transversalidade de ações com foco no avanço das políticas de resíduos sólidos no estado. Na ocasião, a equipe técnica da secretaria realizou, também, visita de alinhamento no Assentamento de Reforma Agraria Cristina Alves e no galpão da Cooperativa dos Catadores Recicláveis do município.

No início de abril, foi realizado, também, em São Luís, o Encontro Regional do Comitê Gestor de Acompanhamento e Monitoramento do Projeto. Na oportunidade, foram apresentados os resultados das metas alcançadas até o momento e as próximas etapas das ações do Projeto Pro-Catador, para geração de renda na política pública de resíduos sólidos. O evento reuniu várias instituições responsáveis pela gestão de resíduos sólidos no estado.

Outra atividade prevista no projeto é o Seminário Estadual de Catadores de Resíduos Sólidos. Programado para acontecer em maio, o evento tem a finalidade de abrir espaço para discussão e construção coletiva entre o poder público e a categoria, visando a implementação e ampliação das políticas públicas de geração de trabalho e renda para o seguimento.

Recicla Maranhão

A partir da experiência de articulação, mobilização e acompanhamento do projeto Pró-Catador, a Setres foi convidada a integrar a Rede Recicla Maranhão, articulada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, que tem como objetivo dialogar e favorecer a construção coletiva entre vários atores em prol das ações de reciclagem no Maranhão.

Além da Setres, integram a rede, a Defensoria Pública Geral do Estado (DPE), Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, bem como outras instituições públicas governamentais em níveis estadual e municipal, entidades da sociedade civil, como ONGs e demais coletivos que trabalham com a questão ambiental, além de artistas, ambientalistas e os próprios catadores de materiais recicláveis.

A Rede Recicla Maranhão tem como um dos objetivos principais, contribuir na organização e inclusão dos catadores em todas as regiões do estado. O ponto de partida da iniciativa será a partir dos grupos acompanhados pela Setres nos 15 municípios atendidos pelo projeto Pró-Catador, mas a meta é levar essas ações para todos os municípios onde forem identificados grupos ou mapeados catadores de materiais recicláveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário