quarta-feira, 3 de abril de 2019

Governo e grupos de catadores discutem resultados e metas da política de resíduos sólidos no estado

Aconteceu nesta terça-feira (3), no auditório da agência do Sine São Luís, no Centro da capital, o Encontro Regional do Comitê Gestor de Acompanhamento e Monitoramento do projeto Pro-Catador. Desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), o projeto tem o objetivo de organizar os grupos de coleta seletiva, em cooperativas para a geração de trabalho e renda para o seguimento.
Durante o encontro, a Setres apresentou as metas e os resultados do projeto, alcançados até o momento. Segundo a gestora do Pró-Catador, Inês Mendes, atualmente o projeto está em fase de capacitação organizacional para o cooperativismo e associativismo com foco na geração de renda. “Depois dessa etapa de instruções, vamos iniciar a parte de estruturação com equipamentos e maquinários nas cooperativas de catadores” destaca.
“O projeto visa ainda, trabalhar transversalmente o resgate da cidadania e recuperação da autoestima em suas diversas abrangências como, a elevação de escolaridade, inclusão digital, saneamento, saúde, segurança, crédito, segurança alimentar, habitação e ações assistenciais”, ressaltou a secretária Adjunta de Economia Solidária, Nilce Cardoso.
A atividade reuniu várias instituições responsáveis pela gestão de resíduos sólidos no estado. Além da Setres, representando o poder público, estavam presentes também representantes da Superintendência Regional do Trabalho, da Agência Metropolitana e do Comitê Gestor de Limpeza Pública de São Luís. A categoria de catadores estava representada por cooperativas e associações de catadores de resíduos sólidos de Imperatriz, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e São Luís.
Empolgado com o projeto Pró-Catador, José Lima, representante da Associação de Catadores de Imperatriz, comemora as possibilidades de desenvolvimento a partir das ações da iniciativa. “Essa é uma força que vai trazer mais segurança e crescimento no trabalho que nós fazemos”, comentou.
Pró-Catador
Desenvolvido pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), o projeto tem o objetivo de desenvolver os grupos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, articulando-os em redes de cooperação e comercialização de produtos, estimulando a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e promovendo a inserção social e cidadã da categoria, com vistas na superação da situação da pobreza extrema e da degradação ambiental no âmbito do Plano Brasil sem Miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário