sexta-feira, 12 de abril de 2019

Governo e TJ discutem ampliação da inserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), reafirmou parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) no desenvolvimento do programa ‘Começar de Novo’. Criado em 2009, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o programa tem como finalidade promover ações de reinserção social de pessoas que já deixaram o sistema carcerário.

Em reunião nesta quarta-feira (10) com a coordenadora do programa, Ana Lúcia Reis e com representantes da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves discutiu alternativas para garantir e ampliar a inserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho.

O secretário ressalta que os órgãos, através do programa Começar de Novo têm um papel e um compromisso muito importante na busca pela inserção dos egressos no mercado de trabalho com vistas a possibilitar que eles retomem suas vidas com melhores perspectivas.

“Temos um trabalho muito grande em prol do programa Começar de Novo. Da parte da Setres, através do Sine, vamos melhorar o sistema de encaminhamento desses egressos e conscientizar os empresários para que possam dar uma nova oportunidade de vida a essas pessoas que precisam de novas perspectivas”, comentou.


Para Ana Lúcia Reis, o diálogo foi importante para a reafirmação da parceria em vias de garantir a operacionalização da Lei 10.182/2014, que cria o programa ‘Começar de Novo’ e dispõe da reserva de vagas para os egressos do sistema prisional.

“Estamos retomando e reafirmando a parceria com a Setres no intuito de ampliar as vagas de trabalho para os egressos do sistema prisional. Esperamos o fortalecimento dessa parceria, através do Sine, para favorecer o encaminhamento dessas pessoas ao mercado de trabalho. Os egressos estão aptos, querem trabalhar, querem ser inseridos no mercado de trabalho, e nós temos o desafio de proporcionar essa inserção através da garantia de mais postos de trabalho”, explicou.

Participaram da reunião também, Juliene Dutra e Rodrigo Moda, supervisora de Reintegração Social e supervisor de Trabalho e Renda da Seap, respectivamente.

Começar de Novo
O Programa Começar de Novo busca reduzir a reincidência criminal por meio da oferta de cursos de capacitação e de empregos. O projeto é fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tribunais de Justiça, governos estaduais e municipais, empresas e entidades da sociedade civil. As vagas para emprego são geradas por meio da sensibilização da classe empresarial local, no tocante à contribuição para o processo de ressocialização de apenados. O público beneficiado faz parte de um banco de dados composto por apenados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário