quinta-feira, 18 de abril de 2019

Itapecuru: Núcleo Regional da DPE/MA realiza força-tarefa em Unidade Prisional de Ressocialização


A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo Regional de Itapecuru-Mirim, realizou, recentemente, uma força-tarefa na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) da comarca. A ação realizada pelos defensores públicos Alex Pacheco Magalhães e Rafael Caetano Alves Santos teve como objetivo a análise processual de todos os internos.

De acordo com os defensores, a referida unidade prisional conta com capacidade para atender 149 internos. No entanto, vem passando por uma situação crítica de superlotação. Atualmente, são aproximadamente 230 custodiados na unidade.

Um dos motivos é a transferência recorrente de custodiados de outras comarcas, como Arari, Vitória do Mearim, Vargem Grande e Cantanhede, para a UPR de Itapecuru, o que inviabiliza a redução e o controle da superlotação carcerária no local.

Um dos internos identificados nesta situação é E.S.S, que responde a processos de outra comarca, sendo assistido por advogado dativo e sem ainda receber visitas dos seus familiares. Para ele, o acompanhamento e as informações fornecidas pela Defensoria Pública são essenciais para tranquilizá-los. “Nos dão uma luz e esperança. Todos nós só agradecemos quando isso acontece”, afirmou o interno.

Para os defensores Alex Pacheco e Rafael Caetano, a parceria existente e o diálogo constante com o diretor e funcionários da UPR de Itapecuru têm permitido o alcance de resultados bastante satisfatórios. Em uma semana de realização da força-tarefa já foram atendidos mais de 50 internos. O objetivo é alcançar todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário