domingo, 7 de abril de 2019

Prefeitura e Governo fomentam piscicultura com entrega de equipamentos e insumos para pescadores da zona rural

Neste sábado (6), foram entregues quatro toneladas de ração para peixes, dois barcos de pescas e 10 motores de rabeta; medida reforça à política de geração de emprego e renda desenvolvidas na gestão do prefeito Edivaldo. A Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, entregou, neste sábado (6), equipamentos e insumos para piscicultores e pescadores da zona rural do município de São Luís. Foram disponibilizadas quatro toneladas de ração para engorda de peixes, dois barcos de pescas e 10 motores de rabeta. A medida reforça o apoio da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior às atividades de geração de emprego e renda desenvolvidas no município. A ação tem como objetivo garantir a autonomia e a soberania dos piscicultores dos agropolos de São Luís, com o aumento da produção de peixes.

Ano passado, por meio da parceria, outras três toneladas foram entregues aos piscicultores locais. O vice-prefeito Julio Pinheiro representou o prefeito Edivaldo na solenidade de entrega dos insumos. A parceria esá sendo operacionalizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Sagrima).
"Esta é mais uma ação da Prefeitura de São Luís no sentido de fomentar a produção na zona rural da capital, especialmente voltada para os pescadores e produtores de pescados, incentivando a economia de maneira geral. O prefeito Edivaldo tem tido uma atenção especial com estes setores, garantindo aos trabalhadores melhores condições para a produção", comentou o vice- prefeito Julio Pinheiro. Presidentes de associações e de cooperativas de produtores participaram da solenidade. A secretária de Estado de Agricultura, Fabiana Rodrigues, enfatizou a parceria como impulsionadora da economia na capital e estado. "Com a entrega desses equipamentos e insumos estamos contribuindo para que os produtores do agropolo da ilha tenham as condições ideais para desenvolver suas atividades. Essa parceria tem dado certo e deve continuar par assegurar mais desenvolvimento em setores que necessitam de apoio", disse a secretária.
As quatro toneladas de ração do tipo engorda são destinadas a 60 piscicultores assistidos pela Semapa instalados na zona rural de São Luís. São trabalhadores de pelo menos 30 comunidades, entre dentre elas Anajatiua, Cabral Miranda, São Joaquim, assentamento Conceição, Coquilho I e II, Estiva, Tajipuru.
Dois barcos completos – com motores - serão entregues para associações que vêm recebendo assistência técnica de equipes pertencentes à Superintendência de Assistência Técnica da Semapa da Colônia de Pescadores Z-01, instalada na região da Estiva. As associações de pescadores receberam ainda 10 motores de rabeta para equipar as embarcações utilizadas na atividade econômica.
"A piscicultura é um setor muito importante para a economia. Nessa ação, em parceria com o Governo do Estado, estão sendo atendidas associações e cooperativas que visitamos e percebemos que careciam de maior assistência ", destacou o secretário da Semapa, Nonato Chocolate. "O prefeito Edivaldo tem apoiado as políticas públicas de pesca, fornecendo equipamentos e insumos para os piscicultores. Pode-se afirmar que atualmente existe um cronograma de acompanhamento de equipes técnicas da Semapa quase cotidianamente nas comunidades", completou o secretário.
Além do acompanhamento técnico, a Semapa tem apoiado os produtores com a logística de transporte, graças a recursos repassados pela Sagrima para desenvolvimento dos polos agrícolas existentes dentro do território de São Luís.
A presidente da Associação Terra do rumo, pertencente ao polo Estiva, Maria Piedade, comemorou o recebimento da ração para engorda de peixe. " É muito importante esse apoio que a prefeitura de São Luís está dando aos produtores e a nós criadores de peixe. Esse material vai contribuir com todas as comunidades e não somente a alguns como se pode imaginar", disse Maria Piedade. Os secretários Rommeo Amim, da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) e Marlon Botão, da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), além do vereador Aldir Júnior, representando a Câmara de São Luís, prestigiaram a solenidade.
AÇÕES
Como parte da política de fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar e valorização dos produtores locais, o prefeito Edivaldo tem investido em ações que beneficiam estes segmentos. Uma das ações do gestor foi a entrega de mais de 250 novas barracas padronizadas para feirantes do programa Feira Livre, oriundos da agricultura familiar.
No fim do ano passado, o prefeito entregou também, em parceria com o Governo do Estado, três toneladas de ração para pequenos piscicultores na zona de rural de São Luís. As ações são parte da política da gestão municipal que vem investindo na produção e comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, setor que rendeu ao prefeito Edivaldo a indicação ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2018, pela criação do projeto Feirinha São Luís, que estimula, entre outras coisas, o comércio destes produtos. O gestor venceu a etapa estadual e compete agora na nacional.
Só este ano, a Prefeitura já beneficiou também mais de duas mil famílias de agricultores com aproximadamente uma tonelada de sementes de milho e 13 toneladas de sementes diversas, além da entrega de tratores agrícolas, patrulhas rurais, cinco mil mudas de juçara precoce, kits de irrigação e caminhão refrigerador, entre outras ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário