sexta-feira, 12 de abril de 2019

Projeto visa incentivar a doação de sangue em São Luís

Doar sangue é um ato de humanidade. Em São Luís, o Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar) realiza ações constantes para manter o banco de sangue perto do ideal para poder atender a população do estado.
De acordo com dados divulgados pelo centro, cerca de 100 pessoas fazem doações por dia, mas esse número reduz em determinados períodos. Para ter um banco de sangue ideal é necessário que 5% da população maranhense seja doadora. Atualmente, apenas 1,8% dos moradores do estado são doadores.
E para reverter este percentual baixo de doação que o vereador Ricardo Diniz (PRTB) apresentou um projeto de lei que permite que doadores de sangue, usuários do transporte público, tenham descontos nas tarifas de ônibus, pagando meia passagem.
Segundo o vereador, o sistema de desconto vai incentivar doadores a se deslocarem até o Hemomar.
“Há um déficit no banco de sangue, porque todos os dias pacientes precisam de transfusão. Muitas vezes, as pessoas até querem doar, mas não têm condições de se deslocar até a Hemomar. Então é justo que o executivo implante esse sistema de descontos para aumentar o número de bolsas e consequentemente salvar vidas na nossa capital”, destacou.
Pela proposta, terá direito ao vale transporte com desconto o doador que comprovar o número mínimo de doação, que são cinco para homens e três para mulheres. Para se cadastrar é necessário ir ao sindicado das empresas de Transporte (SET) munido da carteira padrão de doador com fotografia, registro geral e comprovante das ultimas doações.
O vale transporte terá validade de um ano e número de doadores será atualizado anualmente. Os valores para custear o sistema de descontos sairão do Fundo Municipal de Saúde.
Atualmente, o projeto de lei do vereador Ricardo Diniz se encontra na lista para promulgação. Após a assinatura do presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho (PDT), o projeto vira lei e passa a valer imediatamente.
Doe você também
Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas por conta dos hemocomponentes, que são: plaqueta, plasma, crio e hemácias. Para doar sangue, o interessado deve ser dirigir a Hemomar de segunda a sexta, das 7h às 18h, e nos sábados o atendimento é das 7h às 12h. A unidade fica na Rua 5 de Janeiro, s/n, Jordoa, em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário