segunda-feira, 8 de abril de 2019

Sedes destaca importância do programa de estágio para resultados positivos da ações de Segurança Alimentar

“Eu tinha outra opinião sobre políticas públicas e sobre o Restaurante Popular. O estágio me permitiu ter outro ponto de vista, além de um aprendizado incrível com o atendimento, com o serviço, desde o preparo da comida até o funcionamento do restaurante. É algo que levarei comigo durante o exercício da minha profissão”, disse Raiana França, estudante de Nutrição da Faculdade Estácio de Sá, durante apresentação de relatório de estágio na Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), na manhã desta segunda-feira (08).
Há 4 anos, o Governo do Estado, por meio da Sedes, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), possibilita aos acadêmicos de Nutrição um amplo campo de oportunidades para a troca de experiências, estudos e partcipação direta nas ações implementadas na área da Segurança Alimentar.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, destacou a importância do programa de estágio para os resultados positivos dos programas da Sedes. “Os alunos agregam conhecimento  científico vivenciados na prática. O estágio é uma experiência valiosa, porque gera conhecimento, experiência e contribuição mútua, de funcionários e aprendizes, dentro das ações de segurança alimentar no estado”.
Marcela Costa, coodenadora de estágio da Faculdade Estácio de São Luís, agradeceu a parceria e declarou que a oportunidade é de grande valia para os alunos no âmbito da nutrição social. “Cada grupo que passa realiza atividades, cria ideias e amadurece na profissão, não só dentro dos restaurantes e cozinhas, mas no atendimento individual com as pessoas que têm o direito de ter uma alimentação saudável”, disse a coordenadora.
Atualmente, a Sedes conta com o apoio técnico de 35 estagiários, tanto da rede pública, quanto da privada, para atuar em projetos desenvolvidos pela Sedes dentro dos restaurantes populares e cozinha comunitária. Uma nova turma iniciou as atividades nesta segunda-feira (8), para cumprir 240h ou 160h de conteúdo prático, de acordo com a grade curricular de cada instituição.
Os estagiários participam ativamente de atividades realizadas pela Sedes, como as Oficinas de Chefes Mirins, aplicação de questionário socioeconômico e de satisfação, atendimentos nutricionais especializados, ações de Educação Alimentar e Nutricional dentro dos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e elaboração de materiais educativos de EAN. Ao término do estágio, o estudante precisa elaborar um relatório e apresentar ao seu supervisor, discriminando todo o conteúdo assimilado durante o período prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário