terça-feira, 21 de maio de 2019

Feiras itinerantes vão gerar renda a produtores de artesanato e da agricultura familiar

Feira

Com o objetivo de gerar renda aos pequenos produtores e garantir acesso à população ludovicense a produtos saudáveis com preço justo, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), incentiva a realização de Feiras Itinerantes em bairros da capital com empreendimentos da agricultura familiar, atendidos pelo Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol).
“Por meio desta ação vamos beneficiar os pequenos produtores gerando oportunidade de comercialização de seus produtos e de fortalecimento desse trabalho que é responsável por produzir grande parte do que é consumido pela população na cidade. Dessa forma, atendemos, também, ao compromisso do governador Flávio Dino, que é de garantir meios de desenvolvimento para quem mais precisa”, destaca Jowberth Alves, secretário de Estado do Trabalho.
As Feiras Itinerantes pelos bairros e condomínios da capital terão início a partir de junho deste ano, e contarão com a venda de diversos itens como frutas, verduras, legumes e hortaliças, como também, acessórios e artesanatos regionais. A ação vai oportunizar um encontro direto entre o consumidor e os produtores, o que resulta em mais credibilidade na qualidade dos produtos e preços mais acessíveis à população.
A realização da ação é uma construção coletiva entre o Governo do Maranhão e os pequenos produtores. A Secretaria do Trabalho, por meio do Cresol, está promovendo a infraestrutura necessária para realização dessas feiras, com assessoria técnica para planejamento destas, barracas e transportes para translado dos produtos. Outra contribuição do Estado é a articulação entre os pequenos empreendimentos de agricultura familiar e artesanatos da região com os espaços demandantes do evento.
“Esta é uma estratégia que, além de gerar renda aos produtores, leva também comodidade e praticidade à população das localidades que receberão as feiras. Nessa perspectiva, estamos abertos para atender às demandas de condomínios, praças e outros espaços públicos ou privados, visando a expansão da ação em toda a cidade”, observou Nilce Cardoso, secretária-adjunta da Economia Solidária.
Cresol
Localizado na Rua de Nazaré, 173, Centro Histórico da Capital, o Centro Estadual de Referência em Economia Solidária (CRESOL) é um espaço de metodologia do Governo do Maranhão para fortalecer pequenos produtores em todo estado, com base nos princípios econômicos solidários. O Centro Estadual de Referência tem gestão compartilhada entre o poder publico e a sociedade civil, onde os grupos atendidos pelo projeto, recebem formação, capacitação e apoio para comercialização de seus produtos.
Desenvolvimento dessa ação visa o fortalecimento dos empreendimentos atendidos pelo projeto, em busca da independia de gestão econômica e permanecia dos mesmos no mercado; além promover a criação de cadeias produtivas, bem como divulgação e estímulo do consumo ético, justo e solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário