domingo, 26 de maio de 2019

Governo entrega equipamentos de pesca durante solenidade em Viana



O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), com apoio do Sistema de Agricultura Familiar (ITERMA, SAF e AGERP) realizou neste domingo (26), a entrega de “motores rabeta” para trabalhadores que vivem da atividade pesqueira de forma artesanal no Maranhão. A solenidade foi realizada a partir das 9h, no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Viana, e contou com a presença do secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves; secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça; além de representantes de organizações de atividade pesqueira do Estado.

“A política de valorização dos nossos produtores por todo o Estado é um compromisso do governador Flávio Dino com a classe trabalhadora, na qual temos trabalhado incansavelmente para alcançar. Esses motores, sem dúvida, beneficiarão toda a população de Viana”, destacou o secretário Jowberth Alves durante o evento.


Os equipamentos foram entregues aos trabalhadores do Município de Viana, a 214 km de São Luís; uma região com elevado potencial pesqueiro artesanal no estado. A iniciativa acontece no âmbito do projeto ‘TrabPesca’, que tem como objetivo apoiar entidades representativas de pescadores, colônias, associações e sindicatos, com equipamentos motorizados de pesca em substituição ao transporte manual, gerando rapidez, melhoria da infraestrutura pesqueira, aumento da produtividade e renda, e, ainda, fortalecer o associativismo.

Com a aquisição do referido equipamento, os produtores deixarão de utilizar o transporte manual para utilizar o transporte motorizado, gerando rapidez e evitando a exteriorização do pescado.

Sustentabilidade e autogestão

A política de Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, sem destruir a natureza. Dessa forma, os princípios da Economia Solidária estarão presentes no desenvolvimento do projeto ‘TrabPesca’, através do fortalecimento dos grupos de pesca artesanal, com base no cooperativismo, autogestão e sustentabilidade.

Pesca Artesanal no Maranhão

No Maranhão, segundo o IBGE 2010, mais de 47 mil pescadores vivem exclusivamente da pesca artesanal, que tem papel fundamental na geração de mão de obra e lucratividade para milhares de famílias de baixa renda.

Segundo a Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (FECOPEMA), existem atualmente 159 colônias de pescadores em todo o Estado, gerando emprego e renda a milhares de pessoas que sobrevivem da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário