sábado, 25 de maio de 2019

Mais de 150 profissionais encaminhados ao mercado de trabalho em menos de uma semana



Em um cenário de estagnação da economia do país, o Maranhão dribla a crise e mantém positiva a geração de emprego em todo o estado. Em menos de uma semana, 170 trabalhadores foram encaminhados para o mercado em Imperatriz e São Luís. O encaminhamento foi realizado através do Sistema Nacional de Empregos (Sine), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

Em Imperatriz, foi realizado nas últimas quinta-feira (23) e sexta-feira (24), o processo de encaminhamento de trabalhadores cadastrados no Sine para ocupar 150 vagas, disponibilizadas pela fábrica de colchões Plumatex, que chega ao município e será instalada na área no Distrito Industrial de Imperatriz. Foram encaminhados trabalhadores para atuar em diversos setores, do administrativo aos serviços gerais.

Já em São Luís, o encaminhamento foi de profissionais para ocupar vagas de vendedores internos, disponibilizadas pelas lojas Ricardo Eletro. A empresa disponibilizou 20 vagas para trabalhadores com Ensino Médio completo e experiência em vendas internas. A seleção foi realizada nas últimas terça-feira (21) e quarta-feira (22).


Tanto em Imperatriz, quanto em São Luís, os encaminhamentos foram feitos com base nos perfis solicitados pelas empresas e nos cadastros do sistema do Sine que, cada dia mais, tem sido um recurso utilizado pelos dirigentes dessas empresas com confiabilidade no trabalho que é desempenhado nesse tipo de indicação.

Sobre o fato, o secretário de Trabalho do Maranhão, Jowberth Alves, pontuou que esses avanços são fruto de um planejamento de políticas públicas de qualidade. “Nós temos um Governador preocupado com o acesso dos maranhenses ao mercado de trabalho. Podemos fazer essa ponte, e vermos esses resultados positivos, nos orgulha e motiva a continuarmos no caminho que temos seguido: o de uma gestão responsável e voltada ao povo do Maranhão”, concluiu.

Saldo positivo

A inserção de mais profissionais no mercado de trabalho segue o bom momento na geração de empregos, vivido pelo Maranhão, como comprovou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na última sexta-feira (24) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.


De acordo com os dados, o Maranhão registrou a abertura de 6.681 novas vagas de emprego com carteira assinada no mês de abril. O saldo positivo é resultado de 18.321 admissões e 11.640 desligamentos, o que colocou o Maranhão em 5º lugar entre os estados que mais geraram em abril em todo o país, além do segundo entre os estados da região Nordeste. Os dados mostram ainda que na evolução dos últimos 12 meses, o Maranhão possui um saldo positivo de 10.684 novas vagas.

Sine

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário