quarta-feira, 26 de junho de 2019

‘Acorda Trabalhador’ ressalta dicas importantes para quem almeja ser um profissional autônomo


O empreendedorismo pode ser uma ótima alternativa para “virar o jogo” diante da dificuldade de voltar ao mercado de trabalho formal. Porém, iniciar um negócio próprio não é uma tarefa tão simples.

A importância, os cuidados e valiosas dicas para “se dar bem” como empreendedor, fizeram parte da temática principal da atividade ‘Acorda Trabalhador’, na última terça-feira (25), na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Centro de São Luís. A atividade é desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, destacou a importância do apoio a iniciativas empreendedoras, como estratégia para ampliar as oportunidades de geração de renda aos maranhenses.

“Em meio à crise que o Brasil enfrenta, o empreendedorismo se torna uma saída muito recorrente pelos profissionais autônomos. Acreditamos que o incentivo dessa prática, junto à qualificação e apoio técnico, é uma grande estratégia para vencer o desemprego e gerar renda aos trabalhadores e trabalhadoras do Maranhão”, comentou.

Para a pedagoga Rosângela de Lima, do setor de Orientação ao Trabalhador, do Sine, o pretenso empreendedor precisa, inicialmente, definir que ramo da economia deseja iniciar um negócio e, se esse ramo ou essa área é viável para o momento. Além disso, é necessário que esteja atento a alguns pontos importantes para o sucesso de um empreendimento, como: persistência, compromisso, criatividade, entre outros.

“Gostar daquilo que vai fazer ou do ramo que pretende iniciar o negócio, é a primeira necessidade que o empreendedor deve ter. Mas, não é apenas isso. É preciso ter um plano de negócio, que mostre a viabilidade e que defina todos os passos de criação do empreendimento”, destaca.

A profissional relata também, que um dos principais desafios para iniciar um empreendimento, é a falta de recursos financeiros. Para isso, ela sugere que o empreendedor busque programas sociais de empréstimos, onde algumas instituições já trabalham com esse tipo de público.

‘Acorda Trabalhador

Realizado semanalmente às terças-feiras, o “Acorda Trabalhador” é voltado ao público que busca atendimento de intermediação de mão de obra e seguro desemprego na agência do Sine Centro. A atividade acontece no salão de atendimento da agência, com duração aproximada de meia hora. Utilizando recursos audiovisuais e subdivida em quatro eixos; acolhida, momento cívico, momento de espiritualidade e reflexão a partir de algum tema específico, a atividade eleva a autoestima e a capacidade reflexiva do trabalhador.

‘Ação Germinar’

O ‘Acorda Trabalhador’ integra as atividades da ‘Ação Germinar’, iniciativa do Sine que objetiva desenvolver ações pontuais, estruturadas de curta duração e de forma sistematizada, proporcionando ao trabalhador um espaço de reflexão sobre as demandas envolvidas no processo de contratação ou de recolocação profissional.

Sine

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário