quarta-feira, 5 de junho de 2019

Governo beneficia pequenos produtores, com oficina sobre Fundo Rotativo Solidário

Oficina fundos rotativos solidários

Dezenas de empreendedores de várias regiões do estado, participaram de uma oficina sobre ‘Fundo Rotativo Solidário’, promovida pelo governo do Maranhão, por meio da Secretária do Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), com o objetivo de criar meios para garantir a sustentabilidade e impulsionar o desenvolvimento dos produtores, no estado. O encontro aconteceu nos dias 04 e 05 deste mês, no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís.
“Nesta ação, pequenos empreendedores debateram e receberam instruções sobre essa importante ferramenta para os empreendimentos da Economia Solidária. Esta é uma das diversas metodologias que o governo do Maranhão implementa para o fortalecimento do seguimento no estado”, ressaltou Jowbeth Alves, secretário do Trabalho e Economia Solidária.
Durante a oficina, os participantes tiveram orientações técnicas sobre finanças solidárias, compartilharam experiências exitosas sobre a temática no Maranhão; fizeram análise situacional da gestão de seus empreendimentos e iniciaram a construção coletiva de um fundo rotativo solidário para o Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol), que vai atender algumas necessidades de sustentabilidade de mais de 70 empreendimentos atendidos pelo Cresol.
A oficina, realizada nesta semana pela equipe técnica da Setres, com os pequenos produtores, visa facilitar a construção coletiva e participativa do fundo rotativo, como estratégia para fortalecer os produtores atendidos pelo Centro de Referência.
O Cresol é um espaço vinculado à Secretaria do Trabalho, que oferece formação, comercialização e troca de experiências entre os empreendimentos que trabalham com base nos princípios da Economia Solidária no Maranhão, com foco na produção e consumo consciente.
Participaram do encontro, mais de 20 grupos produtivos vindo das regiões dos Cocais, Baixo Parnaíba, Lenções, Munim, Mearim, dentre outras. Para dona Mariana do Rosário, que veio do município de Matinha, representando a Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB), o encontro trouxe a oportunidade de fortalecimento de seu trabalho. “A criação do fundo rotativo vai trazer melhorias para as atividades produtivas de todos os cooperados e gerar o desenvolvimento da nossa reunião”, afirmou.
Fundo Rotativo Solidário
Funciona como uma poupança comunitária gerida coletivamente para fortalecer os grupos de produtores. Essa poupança é formada por meio da doação voluntária de recursos de cada membro participante do fundo, ou ainda pode ser constituída a partir de ações e recursos externos destinados à instituição, para garantir a continuidade das atividades dos grupos participantes.
A iniciativa reúne recursos financeiros, mão de obra, insumo, produtos, etc., que circulam entre todos os participantes, de forma solidária, onde o processo de colaboração e beneficiamento é feito de forma coletiva de acordo com a viabilidade de cada membro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário