sexta-feira, 14 de junho de 2019

Governo e catadores de materiais recicláveis discutem políticas públicas de resíduos sólidos no Maranhão



Dezenas de trabalhadores maranhenses que atuam na coleta seletiva participaram, nesta quinta-feira (13), da Reunião do Comitê Gestor do projeto ‘Pro-Catador’. Desenvolvido pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), o projeto tem o objetivo de organizar e fortalecer o trabalho dos grupos produtivos de coleta de materiais recicláveis no Maranhão. O evento aconteceu no auditório do Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol), na Rua de Nazaré, Centro de São Luís e reuniu várias organizações responsáveis pela gestão de resíduos sólidos no estado.

“Este é um seguimento que tem grande relevância para a sociedade, porque além de impulsionar a geração de renda no estado, cuida do meio ambiente e consequentemente do bem-estar social. Com essa visão, o governador Flávio Dino, por meio da Setres, tem o compromisso de apoiar esta classe trabalhadora no Maranhão”, destaca Jowbert Alves, secretário do Trabalho.

Durante o encontro, foram alinhadas informações sobre as metas do projeto ‘Pro-Catador’, alcançadas até o momento, e os desafios a serem superados nas próximas etapas. Atualmente, o projeto está em fase de desenvolvimento no Plano de Inserção dos Catadores na Politica de Resíduos Sólidos. As ações visam o fortalecimento da administração e organização social dos grupos de catadores, a responsabilidade ambiental da categoria e aumento da produtividade e comercialização da produção.

Para Gilvan Ferreira Lima, da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Balsas, o projeto proporciona oportunidade de troca de experiências e crescimento para o grupo. “Todo o conhecimento adquirido no projeto, alerta os catadores sobre as melhorias necessárias para o trabalho que realizamos”, afirmou Gilvan Lima.

Além da equipe técnica da Secretaria de Estado do Trabalho, responsável pela execução do ‘Pro-Catador’, participaram do evento, representantes da Superintendência Regional do Trabalho, cooperativas e associações de trabalhadores da coleta seletiva de Codó, Balsas e Paço do Lumiar, atendidas pelo projeto.


‘Pro-Catador’

O projeto tem como objetivo ampliar a geração de renda nas cooperativas e grupos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis no estado. Inicialmente, acontece em 15 municípios no estado, que têm uma grande predominância de grupos e famílias retirando o seu sustento, de aterros sanitários.

Por meio do ‘Pró-Catador’, grupos que trabalham com a coleta de materiais recicláveis, recebem formações e capacitações para a gestão e desenvolvimento de cooperativas e associações, visando a geração de renda aos trabalhadores da área. Recebem, também, estrutura necessária para o trabalho e manejo na coleta seletiva, como Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e maquinários específicos.

A iniciativa prevê, ainda, a realização do Seminário Estadual de Catadores de Resíduos Sólidos e articulações com instituições responsáveis pela gestão da temática no estado, no intuito de firmar parcerias para a implementação das ações do projeto, bem como a sensibilização da população sobre a importância das práticas de reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário