sábado, 29 de junho de 2019

Governo encaminha mais de 1.000 profissionais ao mercado de trabalho, em junho



Em um cenário de desaceleração na geração de emprego, que afeta os brasileiros em âmbito nacional, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), mantém os bons números de encaminhamentos de profissionais ao mercado de trabalho, por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine).

Apenas no mês de junho, foram encaminhados mais de 1.000 trabalhadores, segundo o levantamento das agências do Sine no Maranhão. O resultado supera o número de 960 encaminhamentos realizados pelo órgão, no mês de maio.

De acordo com o secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, o resultado é fruto de um planejamento de políticas públicas de qualidade, com foco na ampliação da recolocação de trabalhadores maranhenses no mercado de trabalho.

“Temos buscado intensificar as ações de captação dos trabalhadores para ocuparem as vagas de emprego ofertadas pelas empresas em todo o estado. Ver esses resultados positivos é algo gratificante, nos orgulha e nos motiva. Temos um Governador preocupado com essa causa, e continuaremos a dar priorizando por uma gestão responsável e voltada para o desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem os trabalhadores por todo o Maranhão”, destacou.

Ainda segundo o Secretário, o esforço para a ampliação na captação de vagas terá um foco especial na geração de oportunidades para jovens aprendizes. “Vamos possibilitar a primeira oportunidade de emprego a quem precisa entrar no mercado de trabalho. Nossa meta é chegar a 2.500 vagas para jovens aprendizes em 2019”, concluiu.

Encaminhamentos

Do total de mais de 1.000 trabalhadores encaminhados pelas agências do Sine no Maranhão, o maior número foi realizado na Agência do Anjo da Guarda, em São Luís, com 256 encaminhamentos, seguida pela agência do Centro, também na capital, que encaminhou 219 profissionais. Entre as agências do interior do estado, destaque para a de Timon e Imperatriz, com 119 e 111 pessoas encaminhadas, respectivamente, ao mercado de trabalho.


Sine

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário