sábado, 1 de junho de 2019

Governo encaminha mais de 960 profissionais ao mercado de trabalho no mês de maio



As boas notícias relativas à geração de emprego no Maranhão continuam. Uma semana após os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontarem que o estado é o 5º na abertura de postos de trabalho no país, o levantamento das agências do Sistema Nacional de Empregos (Sine), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), mostram que 968 profissionais foram encaminhados ao mercado através do sistema em Maio.

Os resultados são ainda mais positivos quando se observa que foram obtidos em um cenário nacional de estagnação da economia, onde o país inteiro encontra dificuldades para gerar novas vagas de trabalho. Essa dificuldade é comprovada com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (31), apontando que 13,2 milhões de pessoas estão desempregadas em todo o Brasil.

Encaminhamentos

Do total de 968 trabalhadores encaminhados pelo Sine no mês de maio, o maior número foi realizado na agência Central de São Luís, com 115 encaminhamentos, seguida pela agência do Anjo da Guarda, também na capital, que encaminhou 100 profissionais. Entre as agências do interior do estado, destaque para a de Bacabal e Balsas, com 25 e 21 pessoas encaminhadas respectivamente, ao mercado de trabalho.


Os encaminhamentos foram realizados com base nos perfis solicitados pelas empresas e nos cadastros do sistema do Sine que, cada dia mais, tem sido um recurso utilizado pelos dirigentes dessas empresas com confiabilidade no trabalho que é desempenhado nesse tipo de indicação.


Sobre os dados positivos, o secretário de Trabalho do Maranhão, Jowberth Alves, pontuou que esses avanços são fruto de um planejamento de políticas públicas de qualidade. “Nós temos um Governador preocupado com o acesso dos maranhenses ao mercado de trabalho. Podermos fazer essa ponte e vermos esses resultados positivos, nos orgulha e motiva a continuarmos no caminho que temos seguido: o de uma gestão responsável e voltada ao desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem o povo do Maranhão”, concluiu.

Saldo positivo

A inserção de mais profissionais no mercado de trabalho segue o bom momento na geração de empregos, vivido pelo Maranhão, como comprovou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado no último dia 24 de maio, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

De acordo com os dados, o Maranhão registrou a abertura de 6.681 novas vagas de emprego com carteira assinada no mês de abril. O saldo positivo é resultado de 18.321 admissões e 11.640 desligamentos, o que colocou o Maranhão em 5º lugar entre os estados que mais geraram em abril em todo o país, além do segundo entre os estados da região Nordeste. Os dados mostram ainda que na evolução dos últimos 12 meses, o Maranhão possui um saldo positivo de 10.684 novas vagas.

Os dados do Caged mostram ainda uma particularidade na geração de empregos no Maranhão. O resultado positivo teve grande participação dos pequenos empreendedores, que geraram mais de 7.000 postos de trabalho, colocando o estado como o 4º onde as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) mais ofertaram vagas aos trabalhadores.

Sine

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário